Uso de máscaras será obrigatório em Nova Iorque

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: KENA BETANCUR / AFP

O governador de Nova Iorque, Andrew M. Cuomo, disse, nesta quarta-feira, que os cidadãos serão obrigados a usar máscaras enquanto estiverem em locais públicos, caso não seja possível manter a distância de 1,5 metro de outras pessoas. A determinação, que é uma estratégia para reduzir a disseminação do novo coronavírus, entrará em vigor neste sábado e será aplicado em todo o estado.

— Se você vai estar em público e não consegue manter o distanciamento social, pegue uma máscara e coloque-a — disse Cuomo, que levantou a possibilidade de penalizar civilmente quem violar a determinação.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) já haviam recomendado — mas não exigiram — que as pessoas em todo o país usassem coberturas faciais. As autoridades de saúde incentivaram as pessoas a, além do distanciamento social, usarem máscaras, sugerindo que uma medida não substitui a outra, sendo complementares.

Mais cedo, o prefeito Bill de Blasio já havia dito que os supermercados da cidade de Nova Iorque deveriam começar a exigir que os clientes usassem coberturas faciais para entrar nos estabelecimentos. Mas a ação de Cuomo foi mais longe, e uma porta-voz do governador disse que sua ordem era o “próximo passo lógico” a ser adotado.

Ainda nesta quarta-feira, Cuomo informou que Nova Iorque fez mais de 500.000 testes de Covid-19, a maior quantidade entre todos os estados. Ele também disse que a reabertura do comércio será pensada de acordo com a importância de cada estabelecimento e dos riscos de infecção nesses locais.

O governador ainda afirmou que a quantidade de hospitalizações por causa do novo coronavírus caiu pelo segundo dia e que, por isso, o sistema de saúde de Nova Iorque estabilizou. Agora, segundo ele, o estado poderá dar ventiladores para outras regiões.

Segundo Cuomo, o coronavírus matou pelo menos 752 pessoas em Nova Iorque nas últimas 24 horas, elevando o número oficial de mortes do estado para, pelo menos, 11.586. A contagem do governo não inclui as mais de 3.700 pessoas que a cidade de Nova Iorque informou terem morrido, nesta terça-feira, durante o surto, mas que ainda não foram testadas. Por isso, há chances da causa de algumas mortes ser a Covid-19.

Cuomo ainda alertou que a contagem de fatalidades do estado pode mudar, pois as autoridades trabalham com asilos e outras instalações para calcular o número de mortes que podem ser atribuídas à pandemia. Mas com as intubações e o total de hospitalizações diminuindo, o governador sugeriu novamente que a situação do estado, embora perigosa, estava melhorando.

O Globo