Economia mundial parada afeta retomada da China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ng Han Guan/AP

A economia da China continuou a se recuperar em abril, passado o pico da pandemia de coronavírus no país, mas as atividades gerais ainda não voltaram aos níveis normais, disse uma autoridade, observando a pressão no emprego e os desafios para as exportações.

“Vimos algumas mudanças positivas nos principais indicadores”, disse Liu Aihua, porta-voz do Escritório Nacional de Estatística (NBS), em entrevista coletiva, nesta sexta-feira. “Algumas dessas melhorias em certa extensão ainda são recuperação reprimida.”

As empresas industriais se saíram melhor do que prestadores de serviços e empresas de construção, mostraram dados oficiais.

Em 25 de abril, quase 85% das grandes empresas industriais consultadas em uma pesquisa instantânea do departamento de estatística disseram ter recuperado mais da metade de suas operações normais, disse Liu.

Os setores de serviços e construção registraram taxas de recuperação de mais de 70% e 60%, respectivamente, disse.

A produção industrial por valor agregado da China aumentou 3,9% em abril em relação ao ano anterior, crescendo pela primeira vez este ano, enquanto o investimento e o varejo caíram em ritmo mais lento no mês passado.

A recuperação da produção foi um pouco mais rápida que a do consumo devido a restrições em algumas formas de gasto do consumidor, como refeições e viagens, disse Liu.

Questionada sobre o momento em que a economia chinesa pode sair da recessão, Liu disse que compensar o impacto anterior do vírus continua desafiador devido à pandemia global. “Precisamos considerar plenamente as dificuldades mais do que nunca”, disse Liu.

A criação de empregos em abril ainda foi menor que a do mesmo período do ano passado, enquanto a taxa de desemprego urbano no mês passado foi 1% maior que no ano passado, disse ela.

Valor Econômico