Presidente da Câmara pede repressão a bolsonaristas violentos

Todos os posts, Últimas notícias

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, lamentaram as agressões sofridas por jornalistas em manifestação em defesa do presidente Jair Bolsonaro neste domingo, em Brasília. A ministra Cármen Lúcia defendeu a liberdade de imprensa.

– Lamento a informação de ter havido agressão a jornalistas em um dia tão significativo para imprensa como hoje. É inaceitável, inexplicável, que ainda tenhamos cidadãos que não entenderam que o papel do profissional de imprensa é o que garante a cada um de nós poder ser livre. Estamos, portanto, quando falamos da liberdade de expressão e de imprensa, no campo das liberdades, sem a qual não há respeito à dignidade – disse Cármen Lúcia.

Em 1993, decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio. Cármen Lúcia participa de debate sobre “Pandemia e o papel essencial da imprensa”, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Cármen Lúcia disse que, quando um jornalista é agredido, a “cidadania” também é:

– Não há dignidade na ausência de liberdade. E não há como exercer a liberdade sem ser informado sobre aquilo que se passa a nossa volta.

A ministra do STF também disse que “só quer o silêncio quem não quer a democracia”.

– Quem gosta de ditadura gosta de silêncio. A democracia é plural, é barulhenta. Traz ruídos que a pluralidade enseja. Cada um tem direito de pensar livremente e a expressar suas opiniões livremente, e a capacidade crítica de uma sociedade depende das informações que a imprensa oferece.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro agrediram jornalistas neste domingo, durante manifestação a favor do mandatário, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Um repórter fotográfico do Estado de São Paulo foi derrubado duas vezes, foi chutado e levou murros na barriga. Um motorista do jornal levou uma rasteira.

Já o presidente da Câmara Rodrigo Maia usou as redes sociais para repudiar as agressões.

“Ontem enfermeiras ameaçadas. Hoje jornalistas agredidos. Amanhã qualquer um que se opõe à visão de mundo deles. Cabe às instituições democráticas impor a ordem legal a esse grupo que confunde fazer política com tocar o terror”, escreveu.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, divulgou nota: “Os limites que existem são os da Constituição, e valem para todos, inclusive e sobretudo para o presidente. A única paciência que chegou ao fim, legitimamente e com razão, é a paciência da sociedade com um governante que negligencia suas obrigações, incita o caos e a desordem, em meio a uma crise sanitária e econômica”.