PSOL pode ter pastor disputando prefeitura do Rio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após o deputado Marcelo Freixo desistir de disputar a prefeitura do Rio, outro nome do PSOL começou a ganhar força dentro do partido: o do pastor Henrique Vieira. Professor e teólogo, ele já foi assessor de Freixo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e vereador em Niterói.

Outros nomes colocaram a pré-candidatura internamente, como o vereador Renato Cinco e o deputado federal David Miranda. O nome de Vieira, no entanto, é visto como aquele que pode apaziguar as correntes dentro do partido, porque foge às disputas internas.

Vieira é pastor da Igreja Batista do Caminho e também é ator. Esteve em cartaz com peças recentemente e este ano foi destaque do desfile da Mangueira como Cristo vestido de mendigo. E foi aluno de Freixo no Ensino Médio.

“Marcelo Freixo, meu professor, amigo e companheiro de lutas e utopias, decidiu não se candidatar à Prefeitura do Rio de Janeiro este ano. Conforme publicou em suas redes, estará na linha de frente em Brasília, dedicando-se à construção de uma frente ampla e atuante em defesa da democracia. Seguirá na luta contra o autoritarismo de Bolsonaro e na defesa da causa do povo pobre deste país. Entendo e respeito sua decisão. Onde quer que esteja, será sempre fundamental”, escreveu Vieira nas redes sociais depois que Freixo declarou ter deixado a corrida eleitoral.

Freixo desistiu da candidatura à prefeitura do Rio, como revelou O GLOBO, porque disse não ter conseguido reunir os partidos de esquerda. Nos bastidores, muitos avaliaram que essa decisão beneficia, inicialmente, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM).

Estrategista do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) para a campanha pela reeleição, o ex-deputado federal Rodrigo Bethlem disse nesta terça-feira ao GLOBO que ainda não há definição sobre quem poderá ser vice na chapa. A indicação para o posto, no entanto, vai vir “da turma bolsonarista” e do Aliança para o Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar. Entre os nomes possíveis estão o de Rogéria Nantes, ex-mulher de Bolsonaro e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo, além do secretário municipal de Ordem Pública do Rio, Gutemberg Fonseca. Sem conseguir viabilizar o Aliança a tempo das eleições, Rogéria, Carlos, Flávio e muitos apoiadores de Bolsonaro se filiaram ao Republicanos de Crivella.

— Não tem nada definido. O vice vai ficar a cargo da turma do Aliança, da turma bolsonarista. Eles não escolheram vice nenhum ainda — declarou Bethlem. — Rogéria é um excelente nome, mas se filiou a princípio para ser candidata a vereadora. Gutembeng é um bom nome, é um secretário atuante, próximo de Crivella e do Flávio. Tem boa relação com Bolsonaro. São dois nomes que estão filiados ao Republicanos.

O Globo