Comitê da covid19 em SP diz que chegou ao pico

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Photo Premium / Agência O Globo

As autoridades do Comitê de Contingência do Coronavírus em São Paulo acreditam que o estado chegou ao platô no nível de transmissão da Covid-19. Eles justificaram nesta segunda-feira o diagnóstico dizendo que há algumas semanas São Paulo tem registrado um ritmo constante de aumento dos casos da doença.

– Os números de crescimento de casos continuam apontando para uma certa redução no estado. Esse é um dado positivo que estávamos esperando há um mês atrás para ter uma noção de que realmente estamos atingindo o nosso platô e isso nos deixa bastante mais tranquilo. Temos ainda muitos problemas pela frente, várias semanas de intenso trabalho e precisamos ainda do apoio irrestrito da população no uso de máscaras e manutenção das taxas de isolamento social – afirmou o coordenador do comitê, Carlos Carvalho.

O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, endossou a avaliação do coordenador do comitê do coronavírus sobre uma estabilização da epidemia.

– Enfatizando o que o doutor Carlos disse, nós estamos tendo um crescimento a baixa velocidade. O aumento de casos tem sido de 5% por dia e de óbitos, 3%. Isso vem vindo há um bom tempo. Nesse sentido, estamos vendo uma certa estabilização do comportamento da epidemia no estado – disse Germann.

Nesta segunda-feira o total de casos registrados é e 144.593 e de óbitos, 9.188. O estado está com 67,5% de ocupação dos leitos de UTI e, na região metropolitana de São Paulo, essa taxa é de 75,5%. Os dois índices vêm reduzindo desde a semana passada após a distribuição de novos respiradores a diversas regiões do estado.

Na cidade de São Paulo, a retomada de parte do atendimento presencial ao público em alguns setores, como concessionárias de veículos e escritórios em geral, causaram lotação no transporte público municipal. Foi registrado nesta manhã ônibus circulando com passageiros em pé, o que está proibido na capital.

O prefeito Bruno Covas ameaçou publicamente nesta tarde, durante entrevista coletiva ao lado do governador João Doria, demitir o secretário municipal de Transportes, Edson Caram, se o problema não for resolvido até o fim desta semana.

– O secretário tem até sexta-feira. Se não a partir de segunda-feira será outro secretário – afirmou o prefeito.

O Globo