Lula pede a STJ que espere julgamento da suspeição de Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Almeida/ AFP

A defesa de Lula pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que adie o julgamento do recurso apresentado pelo petista no caso do triplex no Guarujá (SP). O caso foi pautado pelo ministro Félix Fischer para ser analisado pela Quinta Turma da corte na sessão virtual desta terça-feira (1o). Os embargos que serão julgados trazem teses que vão desde a absolvição de Lula à redução de sua pena, que hoje é de oito anos e dez meses de prisão.

Na petição apresentada domingo (30), os advogados solicitam que o STJ adie o julgamento até que o caso da suspeição do ex-juiz Sergio Moro seja apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A análise desta ação começou a ser feita em 2018, mas está suspensa por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

O advogado Cristiano Zanin Martins também pontuou que estará em outro julgamento de Lula no mesmo horário em que ocorrerá a análise da ação do triplex pelo STJ. Por esse motivo, solicita que sejam adiados, além desse julgamento, mais oito recursos ligados a Lula que estão pautados pelo ministro Félix Fischer para esta terça-feira (1o).

A defesa do ex-presidente também reiterou o pedido para que o julgamento do recurso do triplex aconteça somente em sessão presencial do STJ. Os advogados afirmam que o caso já tinha sido retirado da pauta em maio e que o entendimento era de que o julgamento continuaria suspenso até existirem condições para ser realizado presencialmente, seguindo as normas do tribunal.

O Globo