Novo líder do governo teme “Surpresas no Congresso”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Novo líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) pretende retomar as reuniões semanais com lideranças partidárias de siglas alinhadas ao presidente Jair Bolsonaro para evitar surpresas desagradáveis ao Palácio do Planalto em votações no plenário da Casa. Em reunião com o chefe do Poder Executivo na manhã desta terça-feira, o parlamentar do PP sinalizou que quer colocar a estratégia em prática.

Ao Valor PRO, Barros disse que os encontros semanais serão retomados caso todos os líderes envolvidos estejam de acordo com a iniciativa de organizar um movimento conjunto das legendas da base.

O principal objetivo é evitar que siglas alinhadas com o governo tentem alterar textos encaminhados pelo Poder Executivo, com emendas e destaques que desagradem os interesses de Bolsonaro.

Além disso, o líder admitiu a intenção de fazer novas mudanças na composição da liderança do governo na Casa. A ideia é trocar vice-líderes atendendo a pedidos das bancadas partidárias. Isso também dependerá do aval de todos os partidos aliados. “Vou ligar para cada líder da base ainda e ver o procedimento”, explicou Barros.

Após o encontro com Bolsonaro, Barros se reunirá ainda nesta terça-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com quem pretende alinhar a pauta econômica prioritária. Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que a indicação do novo líder potencializará a aprovação de pautas de interesse do governo no Congresso.

Ontem, o líder do governo na Câmara se encontrou com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O objetivo é buscar uma fusão dos interesses do Executivo e da cúpula do Legislativo. Apesar da melhora da relação nos últimos meses, Maia sempre foi crítico da articulação feita pelo deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), que anunciou a saída da liderança do governo na semana passada.

Valor Econômico