Bolsonaro acha que brasileiro expatriado é de direita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo/14-07-2020

Abordado na entrada no Palácio da Alvorada por uma mulher, que não se identificou mas disse morar no Reino Unido, o presidente Jair Bolsonaro apoiou o pleito apresentado por ela para que brasileiros que moram no exterior votem para escolher deputados federais e senadores no Brasil.

Depois de comentar que milhões de brasileiros que moram em outros países o elegeram, a apoiadora pediu que Bolsonaro não os esqueça. O presidente, então, respondeu:

— Quer que eu faça o quê por vocês? — questionou o presidente.

A mulher falou, então, que “tem uma PEC dizendo que a gente quer votar para deputado e para senador”. A proposta citada por ela determina que “a lei disporá sobre a instituição de circunscrições eleitorais especiais para a eleição, pelo sistema majoritário, de representantes dos brasileiros residentes no exterior”. O item seria incluído no artigo 45 da Constituição, referente à composição da Câmara dos Deputados.

Segundo o presidente, que obteve mais de 70% dos votos válidos fora do país no segundo turno das eleições de 2018, quem vive no exterior tem uma imagem “mais crítica do Brasil” e não vota no que ele chamou de “essa esquerdalha”.

— É uma boa PEC. E é bom porque quem tá lá fora tem uma imagem, com todo o respeito, mais crítica do Brasil. O pessoal lá de fora não vota na esquerda, quem sai do Brasil não vota nessa esquerdalha não — comentou Bolsonaro.

Ao fim da interação, a mulher perguntou ao chefe do Executivo “qual é o e-mail da Presidência”. Ele deu risada e disse não saber.

O Globo