Dallagnol cita saúde da filha como causa da saída da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O procurador da República Deltan Dallagnol se manifestou sobre a saída do comando força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, conforme antecipou a CNN na manhã desta terça-feira (1º).

Em mensagem publicada em rede social, Dallagnol afirmou ter sido uma decisão difícil, mas certa por colocar em primeiro lugar sua família – junto da esposa, ele se dedicará a cuidar da saúde da filha do casal.

“Sim, é verdade que estou de saída da coordenação da Lava Jato. É uma decisão difícil, mas o certo a fazer por minha família. Continuarei a lutar contra a corrupção como procurador e como cidadão. A Lava Jato tem muito a fazer e precisa do seu e meu apoio”, escreveu o procurador, em sua conta no Twitter.

Em vídeo que publicou junto da mensagem, Dallagnol disse ter certeza que tomou a decisão certa como pai. “Há algumas semanas eu a minha esposa identificamos alguns sinais que nos preocuparam em nossa bebezinha, uma filhinha pequena, linda, 1 ano e 10 meses de idade”, disse. “Se você tem bebês na sua família, fique atento a sinais porque essa atenção, a identificação disso, pode mudar uma vida.”

“Em seis anos de Lava Jato, compartilhei com vocês muito desafios que superamos juntos com coragem, trabalho, dedicação, perseverança e fé. Sonhamos juntos o sonho de um país menos corrupto e seu apoio foi fundamental para os importantes resultados alcançados, disse o procurador.

“Se você apoia a Lava Jato, continue a apoiar. A operação vai continuar fazendo seu trabalho, vai continuar firme, mas decisões que estão sendo tomadas e serão tomadas em Brasília afetarão seu trabalho. A força-tarefa tem muito por fazer e precisa do seu suporte.”

“Vou priorizar minha família nesse momento, mas seguirei lutando contra a corrupção como procurador e como cidadão. E é isso que o Brasil precisa que você faça: que siga lutando como profissional e como cidadão”, concluiu.

A saída de Deltan Dallagnol do comando da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba se dará por permuta. Na prática, o procurador trocará de lugar com outro integrante do Ministério Público Federal (MPF).

Em nota divulgada nesta terça, o MPF informou que quem o posto de Dallagnol será ocupado por Alessandro José Fernandes de Oliveira, procurador da República desde 2004 com atuação no Paraná desde 2012.

“Com a saída anunciada, o procurador da República no Paraná Alessandro José Fernandes de Oliveira deve assumir as funções antes exercidas por Deltan Dallganol, passando a titularizar, por meio de permuta, o ofício ao qual foram distribuídas investigações da Lava Jato no Paraná”, informou o MPF.

“Alessandro, com reconhecida experiência no combate ao crime organizado, é membro com maior antiguidade na Procuradoria da República do Paraná a manifestar interesse e disponibilidade para coordenar os trabalhos no ofício ao qual está vinculado o caso. Com a troca, Deltan, que solicitou período de 15 dias para auxiliar na transição, deve assumir o ofício de Alessandro.”

Sobre seu substituto, Dallagnol afirmou que Oliveira é um “procurador competente, que é colaborador da Lava Jato”. “Ele vai passar a integrar uma equipe de 14 procuradores da República que sempre tomaram e continuarão tomando decisões conjuntamente e de 30 servidores públicos que atuam na Lava Jato em Curitiba.”

CNN Brasil