ONU critica governo brasileiro por atuação na pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Lucas Jackson

A resposta do governo brasileiro à pandemia é alvo de duras críticas por parte de um informe oficial que será apresentado na segunda quinzena de setembro à comunidade internacional. A avaliação faz parte de um levantamento preparado pelo relator da ONU, Baskut Tuncak.

O documento será submetido aos demais governos diante do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e indica que estados poderiam ter cometido violações de suas obrigações legais em direitos humanos diante do comportamento que adotaram diante da crise.

Nas últimas semanas, o governo de Jair Bolsonaro foi alvo de queixas no Tribunal Penal Internacional pela forma que respondeu à pandemia. Grupos de ongs, sindicatos e outras entidades apresentaram suas petições à corte.

Desta vez, a referência às obrigações legais de um governo é citada por um dos relatores da ONU especializado em produtos perigosos e tóxicos para a saúde humana. De acordo com Brasília, comentários já foram submetidos ao relator e, no dia do debate público, o governo brasileiro dará uma resposta. A referência à pandemia, porém, gerou mal-estar dentro do Itamaraty. Essa será a primeira vez que um relator da ONU elabora um informe oficial sobre a crise.

Um dos pontos destacados pelo relator no caso do Brasil foi a falta de precauções adotadas pelo governo e um comportamento de negação da seriedade da doença.

Redação com Uol