Parlamentares temem vingança de Biden contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Diante da liderança de Joe Biden na corrida presidencial norte-americana, congressistas dizem esperar que o democrata tenha “grandeza com o Brasil”, em caso de vitória. Jair Bolsonaro é um dos presidentes mais alinhados ao republicano Donald Trump. “Meu medo é, sim, de uma indisposição do Biden, embora os EUA precisem da simpatia do Brasil. Tudo dependerá da grandeza dele, de não levar para o lado pessoal”, diz o senador Lasier Martins (Podemos-RS).

O senador Major Olímpio (PSL-SP), ex-aliado de Bolsonaro, afirma acreditar que resultado da eleição não vai provocar nenhuma alteração devido à submissão do governo brasileiro aos EUA. “O que vier dos americanos, seja Trump ou Biden, Bolsonaro acha o máximo”.

Para a oposição, uma derrota de Trump deixará o presidente brasileiro sem chão ideológico. “O Trump é a liderança dessa extrema direita, que criou uma lógica irracional de governar insistindo na xenofobia, no ideário conversador”, afirma o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Na questão econômica, porém, eles dizem que deve prevalecer o pragmatismo.

Folha de SP