Quando homicídios caíram, Bolsonaro comentou…

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Yahoo

O Ministério da Justiça preferiu não comentar os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostram uma retomada no crescimento dos homicídios no país. De acordo com os dados apresentados, no primeiro semestre deste ano as mortes violentas intencionais avançaram 7,1% em relação ao mesmo período de 2019.

O crescimento semestral foi observado após dois anos seguidos de queda na taxa de homicídios, que chegou ao pico em 2017, com 64.021 mortes, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número caiu para 57.341 em 2018 e 47.773, no ano passado.

Nos primeiros seis meses de 2020 foram contabilizados 25.712 homicídios, o que significa um assassinato a cada dez minutos. Também cresceram o número de vítimas de intervenções policiais (6%) e o número de policiais mortos (19,6%).

Procurado, o ministério informou que não iria comentar porque considera como oficiais os números do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), coletados juntos aos Estados.

Os dados disponíveis no Sinesp, no entanto, trazem informações registradas somente até o mês de abril no momento.

Valor Econômico