Trump divulga foto falsa de Biden

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: SAUL LOEB / AFP / 13-10-2020

Menos de uma semana após tuitar um vídeo em que chama os idosos de “minhas pessoas favoritas no mundo”, o presidente Donald Trump adotou uma retórica menos na terça-feira. O líder americano compartilhou em seu Twitter uma imagem alterada de Joe Biden, líder nas pesquisas de intenção de voto, dando a entender que o democrata não é suficientemente saudável para governar os Estados Unidos.

No meme compartilhado por Trump, de 74 anos, é possível ver diversos idosos em uma casa de repouso, sentados em cadeiras de roda — o rosto de um deles, no entanto, foi claramente substituído pelo de Biden, de 77 anos. Logo abaixo da imagem, a letra “p” do logotipo da campanha do ex-vice-presidente, “Biden for President” ( Biden para presidente), foi riscada para que se lesse “Biden for resident” (algo como Biden para morador da casa de repouso).

Em 2016, então com 70 anos, Trump foi a pessoa mais velha a ser eleita para a Casa Branca, obtendo maciço apoio de idosos. Tanto ele quanto Biden são os candidatos mais idosos já indicados por seus partidos para ocupar o Salão Oval.

Atrás nas pesquisas nacionais mais recentes por dois dígitos, o presidente lança todas as suas cartas para tentar se aproximar do democrata. O presidente, que passou três dias internado no início do mês após contrair o novo coronavírus, rejeitou as mudanças nas regras do debate originalmente marcado para a quarta-feira, dia 15, se recusando a participar virtualmente do evento.

Diante da recusa de Trump, acusado de omitir informações sobre seu real estado de saúde, Biden concordou em conceder uma entrevista ao canal ABC no formato townhall, em que eleitores fazem perguntas ao candidato, coincidindo com a hora do debate. Nesta quarta, foi anunciado que Trump fará o mesmo na emissora concorrente NBC, no mesmo horário.

A retórica do presidente, potencialmente ofensiva para os idosos, pode ser um tiro no pé para sua campanha de reeleição. Em 2016, o republicano foi o grande vencedor entre a faixa etária, mas viu o apoio diminuir. Segundo uma pesquisa do Washington Post feita em parceria com a ABC News na semana passada, os dois candidatos estão tecnicamente empatados entre os eleitores com mais de 65 anos: Biden tem 49% das intenções de voto e Trump, 48%.

A corrida é particularmente apertada no estado-pêndulo da Flórida, lar de um grande número de idosos e peça-chave no Colégio Eleitoral, onde tem 29 votos. Apenas Califórnia e Texas têm mais votos. Biden aproveitou a oportunidade em uma visita ao estado na quarta-feira, quando falou especificamente para a terceira idade:

— Vocês são dispensáveis, são esquecíveis, são virtualmente ninguém. É assim que ele vê os idoso — disse o democrata. — O único idoso com que Donald Trump se importa é com Donald Trump.

A entrevista de Trump para a NBC estava sendo discutida há dias, mas a emissora demandava que a campanha de reeleição fornecesse provas independentes de que o presidente não representa um risco de contaminação para os outros.

Em um comunicado divulgado na manhã desta quinta pela emissora, Clifford Lane, diretor clínico do Instituto Nacional de Saúde, disse que ele e Anthony Fauci, epidemiologista-chefe da Casa Branca, revisaram as informações médicas do presidente, incluindo um teste PCR feito na terça — exame mais preciso que um teste rápido.

Segundo a emissora, Lane concluiu, “com um alto grau de confiança”, que o presidente não está mais transmitindo o vírus. O comunicado, no entanto, não diz explicitamente se Trump testou negativo para a Covid-19, condizendo com a falta de transparência da Casa Branca sobre o quadro do presidente.

O Globo