Alemanha promete vacinação antes do Natal

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tobias Schwarz / AFP

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira que é possível que o país já tenha vacinas contra a Covid-19 disponíveis antes do Natal. Segundo Merkel, a vacina “representa a luz no fim do túnel” da pandemia da Covid-19, mesmo que até o fim do inverno, no hemisfério norte, nem todos terão sido vacinados ainda.

— Pode ser que as vacinas cheguem antes do Natal, e nós decidimos que elas estarão à disposição das equipes médicas e sanitárias primeiro — disse a líder alemã no Parlamento.

Por fazer parte da União Europeia, a Alemanha tem acesso a seis acordos firmados com farmacêuticas cujas vacinas estão no nível mais adiantado de produção no mundo. Três delas — AstraZeneca/Universidade de Oxford, Pfizer/BioNTech e Moderna — já entraram com pedido de revisão de dados na Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A capital, Berlim, está organizando seis centros de vacinação em massa, capazes de atender a 4 mil pessoas por dia e que estariam prontos para funcionar em meados de dezembro, assim que as vacinas forem aprovadas, informou Albrecht Broemme, coordenador do projeto. Entre os locais, estão dois terminais de aeroporto. Os centros deverão ser capazes de aplicar até 900 mil doses do imunizante nos três primeiros meses.

Ainda no Parlamento, a chanceler voltou a pedir à população que respeite as restrições impostas pelo governo, que foram prorrogadas até 20 de dezembro, para controlar o avanço da doença.

— Mesmo agora, que pensamos tanto no Natal e na passagem do Ano Novo, eu desejo para mim e para os outros que todos nós sejamos guardiões dos outros. Se tivermos isso no coração, sairemos dessa crise.

Apesar de ter controlado bem a primeira onda de casos da pandemia, entre março e maio, a Alemanha vem enfrentando uma alta recorde de contágios e mortes. O governo considera que o aumento exponencial das infecções foi controlado, mas manteve as restrições por considerar que os números diários ainda estão muito altos.

Na quarta-feira, de acordo com o Instituto Robert Koch para doenças infecciosas, foram 18.633 novas infecções — 5.015 a menos do que o aumento recorde relatado na sexta-feira. O número de mortes registradas em um dia foi de 410, ante 305 há uma semana, e apenas 49 em 2 de novembro.

Com esse preocupação do governo, a chanceler também afirmou aos parlamentares que as medidas restritivas devem ser mantidas até janeiro.

— Dado o alto número de infecções, supomos que as restrições que foram impostas até antes do Natal continuarão válidas até o início de janeiro, certamente para a maior parte da Alemanha — disse Merkel. — Temos que dizer, infelizmente, que não podemos prometer uma flexibilização no Natal e no Ano Novo.

Apesar de ter dito que não pode prometer uma flexiblização nas datas comemorativas, o governo autorizou nesta quarta-feira encontros de até dez pessoas, sem contar crianças, no Natal — em outros dias, o limite é de cinco. A decisão foi tomada após os estados concordaram em estender a quarentena parcial até 20 de dezembro. Bares, restaurantes e outros locais de entretenimento vão ficar fechados, enquanto escolas e lojas continuarão abertas.

Desde março, a Alemanha registrou 995.879 contaminações pelo novo coronavírus e 15.210 óbitos pela pandemia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.