Deputada quer que empresas respondam por casos internos de racismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou um projeto de lei para responsabilizar empresas e seus administradores por casos de racismo dentro dos estabelecimentos, cometidos por funcionários ou empresas prestadoras de serviços.

A proposta foi criada após o caso de João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por funcionários de um Carrefour de Porto Alegre, na última quinta-feira.

O texto prevê que, além dos responsáveis diretos pelos atos discriminatórios, a empresa também deve ser responsabilizada na esfera civil por danos materiais e morais causados pelo racismo, “independentemente de culpa”. Já os administradores e proprietários poderão responder criminalmente quando conscientemente falharem em promover ações efetivas para previnir e mitigar esses episódios.

Segundo a deputada, as empresas são pouco responsabilizadas pelo Estado por casos de racismo em suas dependências e, por isso, não gastam muitos esforços para garantir que os clientes, empregados e frequentadores não sofram qualquer tipo de constrangimento, discriminação ou violência. A ideia é que a lei estimule ações efetivas e não apenas simbólicas contra o racismo.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.