Efeito Trump “pira” bolsomínions

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O bolsonarismo é o filho bastardo do trumpismo. A vitória de Trump em 2016 disse ao mundo que, sim, era possível pôr um idiota no poder e arrumar um monte de idiotas para apoiá-lo. Agora, porém, Trump mostra que isso deu errado pra um e dará errado pro outro.

A vitória de Donald Trump na s eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016 contrariou expectativas da mídia mundial e de todas as pesquisas. Isso porque, até os últimos instantes, Hillary Clinton era apontada como favorita em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto (90%) e nas projeções feitas por institutos e pela imprensa.

Dois anos depois, a franquia americana Trump elegeu um Trump também no Brasil. Steve Bannon, o idealizador da estratégia politicamente incorreta para cativar o lado mundo-cão da humanidade, operou, aqui, o mesmo milagre que operou lá.

Não deu outra, Bolsonaro ameaçou os adversários derrotados de “banimento” no dia de sua vitória nas urnas, mesmo antes de ter sido proclamada.

A retórica negacionista de Trump e o auxilio emergencial do governo americano à população em quarentena compulsória rendeu a ele, no começo do ano, a mesma alta de aprovação que a de Bolsonaro meses depois aqui no Brasil

Sete meses após a disparada da aprovação fácil a Trump por ele dizer o que as pessoas queriam ouvir, porém, ele começa a pagar pelas consequências do negacionismo quando a pandemia explode em segunda onda após ter caído graças à “imunidade de rebanho” que as populações desenvolvem.

Contudo, essa imunidade dura pouco e, quando acaba, vem a segunda onda. Aconteceu lá nos EUA e na Europa e, em breve, acontecerá aqui.

Por essas e por outras, Trump está para sofrer uma derrota vexaminosa. Não só porque, pelo jeito, vai perder a eleição de 2020 de lavada, mas porque está perdendo feio, mentindo muito, sendo mau perdedor, como mostram TODAS as mais importantes tevês dos EUA.

O que aconteceu com um demagogo irresponsável deve, fatalmente, acontecer com o outro. Especialistas estão chamando isso de “efeito Trump” – aposta na mentira e na malandragem. E os bolsomínions, ou o tal gado bolsonarista, já perceberam isso e estão com medo. E têm boas – ótimas – razões pra isso.

ASSISTA A MATÉRIA EM VÍDEO