Especialistas dizem que estratégia de Trump ameaça democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CARLOS BARRIA / REUTERS

A estratégia de Donald Trump de se proclamar vencedor da eleição antes do resultado final de estados importantes, além de algo sem precedentes, gera riscos à democracia e à segurança do país. Embora não seja uma surpresa, pois o republicano vinha dizendo que faria isso, amplia a polarização e a desconfiança nas instituições americanas.

Ao vivo: Acompanhe os resultados parciais. Biden diz que está no caminho da vitria; e Trump se proclama vencedor antes do fim da apuração

— Sua estratégia atinge o coração de nossa democracia. Ele nunca admitiu que aceitaria os resultados de uma eleição e suas ações comprovam que ele está disposto a declarar vitória antes que todos os votos sejam contados. Outros, como Al Gore, John Kerry e Hillary Clinton, estavam dispostos a aceitar os resultados do interesse nacional. As ações de Trump são perigosas e podem levar à violência — afirmou ao GLOBO John Zogby, fundador da Zogby Strategies.

David Plouffe, ex-gerente de campanha e ex-conselheiro sênior de Barack Obama na Casa Branca, previu “dias sombrios e assustadores” que virão com esta postura de Trump:

— É um dos momentos mais sombrios que a Casa Branca já viu, uma das horas mais sombrias da História americana. Mesmo que Trump não seja vitorioso, e eu não acho que ele será se os votos forem para Joe Biden, você terá de 40% a 45% do país acreditando nele, o que afetará nossa democracia daqui para frente — afirmou.

Para especialistas, a situação é muito diferente do ano 2000, quando os problemas entre George W. Bush e Al Gore ficaram restritos à apuração na Flórida e houve uma decisão “institucional” do democrata de reconhecer a derrota e encerrar a disputa.

“Trump alegando uma vitória que nunca conquistou e dizendo que a levará ao supremo tribunal. Isso é o que os ditadores fazem. Pare”, afirmou o historiador Michael Beschloss, em uma rede social.

Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV, lembra que Trump está seguindo o script que havia prometido e que os democratas já estavam preparados para que isso ocorresse.

— Trump aposta que a democracia americana cada vez mais, com a polarização, seja algo de torcida, não de cidadãos. A polarização está tão grande que para muitos de seus seguidores vale a vitória a qualquer preço, mesmo que isso afete o sistema — disse ele.

Ele afirma que Trump já planeja fazer comícios e mobilizar sua base, o que pode acabar influenciando a opinião pública e pressionando a Suprema Corte. Por outro lado, ele acredita que Trump poderá “vender” no futuro o reconhecimento de uma vitória de Biden, ainda mais se ele conseguir uma boa margem nos estados que ainda estão apurando os votos.

— Tudo pode acontecer, e Trump pode reconhecer o resultado e acabar com as disputas judiciais em troca de uma anistia judicial para ele e sua família, algo que seria aceito pelos democratas — afirmou Stuenkel.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.