Mentiras de Crivella seduziram evangélicos e indecisos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que disputa a reeleição à Prefeitura do Rio contra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), cresceu entre os eleitores evangélicos nesta reta final da campanha eleitoral para o segundo turno, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira. O levantamento mostra que Crivella subiu nove pontos entre os religiosos, enquanto Paes caiu cinco. Apesar da disparada entre os evangélicos e de ter conquistado cinco pontos entre quem pretendia votar branco ou nulo no próximo domingo, o prefeito aparece 25 pontos atrás de Paes.

Segundo o Ibope, o atual prefeito do Rio aparece com 28% das intenções de voto, contra 53% de Paes. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, divulgada há uma semana, a diferença entre Paes e Crivella era de 30 pontos. Agora, é de 25, distância ainda bastante acima à margem de erro.

A intensa campanha de Crivella entre eleitores evangélicos nesta reta final de campanha surtiu efeito, segundo os dados divulgados pelo Ibope. Na pesquisa anterior, o prefeito passou de 45% na pesquisa anterior para 54%. Já Paes caiu cinco pontos na mesma faixa.

O GLOBO mostrou que em pelo menos quatro igrejas na Zona Norte do Rio, funcionários da prefeitura do Rio que apoiam a candidatura de Paes recolheram à força panfletos distribuídos por cabos eleitorais de Crivella. O material de campanha do prefeito continha falsas acusações contra Paes e o PSOL, o que levou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) a proibir nesta quarta-feira a distribuição dos panfletos. A abordagem de servidores a pessoas que distribuíam os panfletos ocorreu no fim de semana, e foi registrada em vídeo pelos próprios funcionários.

Além do crescimento entre os evangélicos, Crivella avançou entre os votos brancos e nulos de praticamente todos os segmentos da pesquisa. O prefeito subiu sete pontos entre os entrevistados menos escolarizados, que têm apenas o ensino fundamental. Foi também neste segmento a maior queda de Paes, de dez pontos percentuais.

No recorte por renda dos eleitores, Paes cresceu sete pontos entre os mais pobres, que recebem até um salário mínimo por mês, enquanto o atual prefeito subiu entre quem recebe de um a dois e de dois a cinco salários mínimos.

O Ibope entrevistou 1.001 pessoas entre segunda e esta quarta-feira. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-02253/2020. O nível de confiança – isto é, a probabilidade de a pesquisa refletir a realidade do eleitorado – é de 95%.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.