Mississipi tira símbolo racista da bandeira

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Rogelio V. Solis/AP

Os eleitores do Mississippi aprovaram nesta terça-feira (3) uma nova bandeira, com uma magnólia e a inscrição “In God We Trust” (Confiamos em Deus, em tradução livre).

Criada após o estado sulista retirar sua antiga bandeira, que tinha o símbolo confederado, ela agora foi ratificada pela população.

Com um longo passado segregacionista, o Mississippi foi o último estado americano a abolir o símbolo em sua bandeira. A Geórgia o eliminou da sua em 2003.

Por décadas o símbolo causou divisão em um estado com significativa população negra (cerca de 38%). Em 2001, a maioria dos eleitores haviam optado por manter a antiga bandeira.

Ela tinha a cruz azul na diagonal, com 13 estrelas brancas em um fundo vermelho, há 126 anos.

O símbolo representa os estados do sul, que eram contrários à abolição da escravidão na Guerra Civil americana (1861-1865), e hoje é usado por grupos racistas e supremacistas brancos.

A bandeira foi abolida em meio a protestos contra o racismo e a violência policial em todo o país e críticas de conotações racistas.

O movimento ganhou força após o assassinato de George Floyd, que morreu após um policial pressionar o joelho contra seu pescoço por quase nove minutos.

Seus apoiadores defendiam ser um símbolo do patrimônio regional.

G1

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.