Russomanno culpa pesquisas por derretimento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Com forte redução nas intenções de voto, o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) reconheceu ontem a “tendência de queda” de sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, mas culpou os institutos de pesquisa por seu mau desempenho e disse que há uma tentativa de “desconstruir” sua imagem. Ontem, o candidato conseguiu impedir na Justiça a divulgação da pesquisa Datafolha em São Paulo, prevista para hoje.

Russomanno caiu de 20% para 16% em duas semanas, segundo pesquisa Datafolha divulgada na semana passada. No levantamento do Ibope divulgado na segunda-feira, foi de 20% para 12% em dez dias.

Com a possibilidade de um novo resultado negativo na reta final do primeiro turno, Russomanno recorreu à Justiça para proibir a divulgação dos dados e alegou supostas irregularidades na pesquisa, como a falta de “assinatura ou certificação digital do estatístico responsável”.

O pedido foi aceito pelo juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Em sua decisão, o magistrado disse que “ao que parece” a pesquisa eleitoral “está em desacordo com a legislação e a jurisprudência eleitoral”. A decisão tem caráter provisório e cabe recurso.

Russomanno acusou os institutos de pesquisa de agirem de acordo com “determinados interesses” e de não serem “transparentes”. “Os institutos não estão cumprindo o que a legislação determina e isso dá um desvio muito grande nos valores, nos números”, afirmou, depois de participar de debate do jornal “O Estado de S. Paulo”. “Não está nada transparente, tanto é que juiz deu a impugnação. Espero que a democracia seja cumprida”, afirmou.

O candidato questionou os dados do Datafolha, que indicam que há semanas a candidatura está se desidratando de forma intensa. No fim de setembro, Russomanno tinha 29% segundo pesquisa do instituto realizada nos dias 21 e 22. Na semana passada, foi para 16%. “Nunca tive 29%. Por que o Datafolha fez isso? Eu queria saber. Eu, no máximo, tinha 26%, forçando na margem de erro tinha 27%. É uma intenção de jogar para cima [a intenção de voto] depois para desconstruir a imagem?”

O Datafolha rebateu as acusações e, em nota, afirmou que há 35 anos “utiliza os métodos consagrados da pesquisa estatística para apurar a intenção de voto”.

Valor Econômico

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.