Trump lança dúvidas contra apuração

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jonathan Ernst / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou novamente dúvida, nesse domingo (1), sobre a integridade das eleições do país, e disse que uma contagem de votos estendida após o dia da votação seria uma “coisa terrível”. O republicano também sugeriu que os advogados dele podem se envolver no processo.

A dois dias da votação – e atrás do rival Joe Biden nas pesquisas de opinião –, Trump fez campanha em estados considerados campos de batalha na busca por apoio, enquanto o democrata implorou aos participantes de dois comícios na Pensilvânia que votem.

Muitos norte-americanos já votaram antecipadamente, somando quase 60 milhões de votos, os quais podem levar dias ou semanas para serem contabilizados em alguns estados. Isso significa que o vencedor pode não ser conhecido horas depois do fechamento das urnas na noite de terça-feira (3).

“Não acho justo que tenhamos que esperar um longo tempo depois da eleição”, disse Trump a repórteres, antes de um comício na Carolina do Norte. Alguns estados, incluindo a Pensilvânia, só começam a processar os votos enviados pelo correio no dia da votação, o que atrasa a apuração.

Trump já declarou repetidamente – sem qualquer evidência – que os votos pelo correio são propensos a fraude, apesar de especialistas afirmarem que isso é raro nas eleições do país. O voto pelo correio é um antigo recurso. Em 2016, um em cada quatro votos foram depositados desta forma.

Os democratas têm frisado que essa modalidade é uma forma segura de votar em meio à pandemia do novo coronavírus, enquanto Trump e os republicanos apostam no voto presencial para uma virada de jogo.

“Assim que a eleição acabar, vamos entrar com nossos advogados”, declarou Trump a repórteres, sem dar mais detalhes.

Ele negou uma reportagem do site Axios que dizia que ele contou a pessoas próximas que vai declarar vitória na noite de terça se parecer que ele está à frente, mesmo se o resultado do Colégio Eleitoral não for claro. Mas afirmou que seria uma “coisa terrível” se os votos forem contabilizados depois do dia da votação.

Questionado sobre a reportagem, Biden disse a jornalistas: “O presidente não vai roubar essa eleição”.

Um número recorde de 92,2 milhões de votos antecipados já foram contabilizados, depositados tanto pessoalmente quanto por correio, segundo o U.S. Elections Project, o que representa cerca de 40% dos eleitores elegíveis.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.