Lava Jato cai na mão de Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Quem diria que as provas de que Lula foi alvo de fraude judicial seriam entregues nas mãos dele pelo mesmo Poder Judiciário autor dessa mesma fraude, mas foi exatamente isso o que aconteceu no apagar das luzes deste 2020

Se havia algo que Moro e Dallagnol jamais poderiam imaginar é que, um dia, a situação se inverteria e eles é que seriam investigados por Lula. A razão? Investigarem e condenarem o ex-presidente por razões políticas e usando métodos aparentemente fraudulentos.

Foi um longo caminho até chegar ao ponto em que estamos.

Tudo começou em 7 de dezembro de 2016, com uma reportagem de O Globo sobre o “triplex de Lula no Guarujá”. A reportagem, enorme, mais parecia uma peça de acusação do Ministério Público e acusava o ex-presidente de ter recebido um apartamento triplex como pagamento de “favores” a empreiteiras.

Ponto!

A reportagem era isso mesmo: uma peça acusatória.

Em 14 de fevereiro, a reportagem de O Globo era reproduzida, ipsis-litteris, pela Força-Tarefa da Lava Jato em Curitiba e esta passa a investigar Lula. 9 meses e 7 dias depois, a investigação vira denúncia à 13a Vara Federal de Curitiba, que, pelas mãos de Moro, sete dias depois, aceita a denúncia. Em 7 de abril de 2018, Lula é preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Do momento em que Lula foi alvo da reportagem de O Globo até o momento de sua prisão transcorreu um ano, três meses e quatorze dias. Conseguiram investigar, denunciar e condenar Lula em duas instâncias da Justiça em um prazo que político nenhum jamais foi sequer investigado no Brasil.

Para que se possa mensurar o absurdo, o ex-candidato tucano a presidente Aécio Neves, contra quem pesam denúncias com provas como a de um áudio dele mesmo pedindo propina, nunca produziram absolutamente nada desde maio de 2017 até hoje.

Exatos 2 anos e seis meses depois, a verdade começa a vir à tona. O The Intercept Brasil, em um domingo frio de junho, apresenta provas de que Moro e a Lava Jato conspiraram para que Lula fosse condenado sem provas. Chegaram a dizer que as evidências contra ele eram insuficientes e violaram qualquer limite legal combinando fraude para condenar o ex-presidente assim mesmo.

Dois anos, onze meses e um dia depois da reportagem de O Globo que encarcerou Lula por 580 dias, ele sai pela porta da frente da Sede da Polícia Federal.

Três anos, sete meses e 27 dias depois, o Supremo Tribunal Federal reconhece que Moro agiu com parcialidade em relação a Lula

Quatro anos e onze dias após a reportagem de O Globo, começa a se desenhar a absolvição final de Lula. STF manda que provas de que Moro e lava Jato encarceraram o ex-presidente fraudulentamente sejam entregues à vítima para que tome providências.

ASSISTA À MATÉRIA EM VÍDEO A PARTIR DAS 19 HORAS DE 28/12/20