Lula vence Lava Jato no Tribunal da Lava Jato

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O STF decidira que Lula teria acesso à delação da Odebrecht contra si. A Justiça concedeu, mas a Lava Jato não cumpria a decisão. Eis que Lula obtém talvez sua maior vitória como presente de Natal. Venceu a Lava Jato no Tribunal da Lava Jato (!!).

Em decisão tomada em setembro, o STF determinou que Lula tivesse acesso ao conteúdo do “acordo de leniência” da Odebrechet com a força-tarefa da Lava-Jato. Até hoje, porém, defesa do ex-presidente segue tentando os documentos. Sem sucesso. A Lava Jato não entrega.

Em 24 de novembro, Lula obteve nova vitória na batalha jurídica contra a Lava Jato. O STF determinou que os procuradores da força-tarefa da Lava Jato e a Justiça Federal de Curitiba entregassem os documentos que corroboram a defesa do líder petista.

Ato-contínuo, o ex-presidente ingressou de novo na Justiça com pedido para que o processo contra si que o acusa de ter recebido mais de uma dezena de milhões de reais da Odebrecht para comprar terreno contíguo ao instituto Lula, fosse paralisado.

Porém, o próprio Tribunal da Lava Jato, o TRF4, onde Lula sempre perdeu todas, tomou a decisão que o ex-presidente queria e aceitou o pedido. A decisão foi emitida às 17h38 de quinta-feira (24), véspera de Natal.

Minhas amigas, e meus amigos. 2020, o ano que não quer terminar, vai terminando oficialmente, mas longe de terminar na realidade – as sequelas durarão para sempre, como as de 1964 e de 2016. Desejamos a todos muita força e perseverança.