Presidente da França concorda com Bolsonaro sobre racismo
Foto: Alain Jocard/AFP
Países, como pessoas, costumam se autoenganar. Mentimos para nós mesmos a fim de nos convencer de que somos melhores do que de fato somos. Essa relutância em se encarar no espelho frequentemente tenta esconder algumas das nossas piores características: o racismo, o elitismo, o egoísmo, a indiferença.
Daí que nosso presidente e seu vice ainda insistem em fingir que o Brasil é uma democracia racial. Gostam de pintar o contraste com os EUA, onde a segregação entre negros e brancos foi por mais de meio século prevista em lei, para dizer que nós, ao menos, não somos tão maus assim. Somos miscigenados, dizem eles, como se essa miscigenação não fosse fruto do estupro perpetrado por homens brancos em mulheres negras e indígenas.
Mas não sofremos desse mal sozinhos. O presidente da França, Emmanuel Macron, tem usado o atentado ao professor Samuel Paty em outubro, cometido por extremistas islâmicos, para abraçar um discurso islamofóbico muito mais próximo da extrema direita de Marine Le Pen que do centro político que ele diz ocupar.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.