Governadores querem missão à China para destravar vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Science Photo Library/Getty Images

Além das negociações por telefone e dos diálogos com a embaixada da China no Brasil, os governadores estão defendendo que o governo brasileiro envie uma missão oficial ao país asiático para acelerar a liberação dos insumos para fabricação de vacinas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

Coordenador no fórum dos governadores para o tema das vacinas, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse ao blog que conversou com o Ministério da Saúde sobre a proposta de que o governo brasileiro “organize uma missão oficial” para negociar diretamente na China “o cumprimento dos contratos com o Butantan e Fiocruz para viabilizar a entrega do IFA (ingrediente farmacêutico ativo)”.

Dias celebrou a vinda dos 2 milhões de doses da AstraZeneca da Índia, que o governo federal conseguiu viabilizar, e a possível aprovação nesta sexta-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

“Com isso, garantimos a continuidade em fevereiro do plano de vacinação. Mas para evitar uma interrupção, é essencial garantir a liberação dos insumos para fabricação das vacinas no Brasil, e essa missão oficial do governo brasileiro pode ser fundamental”, acrescentou Dias.

“Todos sabem que dependemos do recebimento do princípio ativo que tem como base a China, para garantir nosso cronograma de vacinação. São cerca de cem milhões de IFA de cada contrato potencialmente”, completou.

O governador afirmou ainda que defendeu uma especial atenção com o pedido da União Química na Anvisa, para produção da vacina Sputnik no Brasil, o que pode acrescentar mais 10 milhões de doses no programa nacional de imunização.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.