STF obriga Câmara a eleição presencial

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valor

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, indeferiu um pedido do PDT para que a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados não fosse integralmente presencial.

Após a direção da Casa ter decidido que a eleição deveria ser obrigatoriamente presencial, o PDT solicitou que a votação fosse híbrida, diante do agravamento da pandemia de covid-19. A ideia era garantir que deputados do grupo de risco pudessem votar remotamente.

Na petição, assinada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG), o partido destaca que a Câmara realizou votações remotas ao longo de 2020.

Os pedetistas mencionam estimativa feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que 3 mil pessoas circulariam nas dependências da Câmara no dia da eleição caso a votação seja presencial.

Na quinta-feira, o Progressistas, partido candidato à presidência da Casa Arthur Lira (AL), acionou o STF para que o pedido do PDT fosse rejeitado. A legenda defende que essa é uma decisão interna da Câmara e que o Judiciário não deve interferir.

Em defesa do voto obrigatoriamente presencial, o Progressistas argumentou que é importante garantir que o voto seja feito pelos deputados e resguardar o sigilo da escolha de cada um dos parlamentares.

A legenda de Lira alega que apenas a votação presencial garante que a disputa “não seja contaminado por ataques de hackers, que têm quebrado sistemas de segurança de órgãos, entidades e empresas mundiais”.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.