Líder do Novo na Câmara propõe “terceira via”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Partido Novo optará por uma terceira via para sucessão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Isso porque os atuais candidatos ao cargo — deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) — não correspondem às exigências da sigla para formalizar um apoio. O martelo deve ser batido numa reunião da bancada, composta por oito congressistas, esperada para esta sexta-feira.

— Certamente vamos apoiar uma terceira via, a questão é saber quem é a terceira via — disse o líder do Novo, Paulo Ganime (RJ), em entrevista ao GLOBO concedida nesta quarta-feira.

Ganime afirmou que, “se necessário”, o Novo terá candidatura própria, embora o mais importante seja encontrar um nome que corresponda às demandas que constam num manifesto assinado por 51 deputados de 9 partidos (Cidadania, PSL, DEM, PL, PSDB, PSD, PP, PSB, além do Novo).

No texto, os congressistas pedem que sejam pautadas matérias como: reforma Tributária; reforma Administrativa; proposta de emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo; privatização da Eletrobras; outras privatizações enviadas pelo governo; prisão em 2ª instância; fim do foro privilegiado; reforma política; e fim dos supersalários.

O documento ainda pede uma reforma do regimento interno da Câmara (redução das 25 comissões permanentes, por exemplo), bem como uma reforma administrativa da Casa (como “redução e racionalização dos gastos dos gabinetes e a eliminação de privilégios”).

– Não é questão que a gente é contra a alguma dessas pessoas, simplesmente, ou que a gente esteja com porta fechada. Mas é muito difícil acreditar em qualquer um dos dois quando a gente olha o que já aconteceu, tanto agora nesse processo eleitoral quanto na vida política de cada um deles. É esse o ponto – disse Ganime.

O líder do Novo admite que, se consumar a opção pela “terceira via”, dificilmente terá viabilidade eleitoral. Ou seja, deve ser derrotado por um dos dois candidatos já postos. Ele diz não saber a quem apoiaria num 2º turno:

– Confesso que 2º turno eu não sei, é só uma leitura… Alguns (deputados) vão acabar escolhendo algum, talvez pela opção menos pior. Eu nunca anulei voto. Confesso que no 2º turno vai me incomodar como eleitor votar em branco ou não votar em nenhuma dessas opções. Por mais que eu não ache nenhuma das duas opções a melhor, vou tender a escolher a opção quem eu ache a menos pior.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.