Lira acusa Maia de “protagonismo exagerado”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Candidato à presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira que seu compromisso é fazer uma gestão em que o ocupante da principal cadeira da Mesa Diretora da Casa seja menor do que a instituição e defendeu que o substituto de Rodrigo Maia (DEM-RJ) deixe de ter um protagonismo exagerado. A crítica é direta ao parlamentar do DEM, que apoia a postulação de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal adversário na disputa.

“Nosso compromisso é fazer uma Câmara que seja o presidente menor que a instituição e a instituição maior do que todos nós”, disse Lira em reunião com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão Júnior (Republicanos). “Muita coisa vai depender do novo presidente da Câmara, mas principalmente uma é deixar de ter um protagonismo exagerado para dar esse protagonismo a Casa como um todo”, completou.

O líder do PP desembarcou em São Luís para almoço com a bancada maranhense. Antes disso, ele fez reuniões com Brandão e com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).

Durante a conversa com o vice-governador, Lira destacou sua fama de ser cumpridor de acordos e afirmou que prefere não estabelecer compromissos quando não puder executá-los.

Em outra crítica a Maia, o deputado do Centrão disse que a Câmara não tem chefe de poder. “Nós temos um igual, que por um período transitório comanda aquela Casa no sentido de balizar as discussões, harmonizar o plenário, dar vez e voz a todos os deputados e não ter nenhum preconceito de nenhum tema, contanto que tenha maioria na Casa e esteja amadurecido na sociedade”.

Lira repetiu ainda seu discurso de que terá uma gestão independente do Palácio do Planalto, apesar de contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro para ser eleito. O deputado do PP vem tentando desconstruir a tese levantada por Baleia e Maia de que ele será “submisso” ao governo federal.

“Qualquer versão de que a Câmara será ou terá papel de apêndice de qualquer outro poder é leviana. Não existe qualquer presidente daquela Casa que tenha a ousadia de ser líder de qualquer governo”, disse Lira. “Também não pode ter um presidente que dificulte as ações de crescimento do país, por esse ou aquele motivo”.

Mais tarde, o líder do PP jantará com a bancada do Piauí. Também em Teresina, terá um encontro com o governador Wellington Dias (PT).

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.