PGR encerra Lava Jato citando “suspeição”

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Após 7 anos, a Lava Jato é extinta sob justificativa de que é “frágil institucionalmente” e produz “suspeitas sobre os investigadores”. Isso ocorre quando começa a andar no STF o processo de suspeição dos procuradores da operação para denunciarem o ex-presidente Lula.

O ano era 2013 e o Brasil vivia uma forte e estranhíssima convulsão social. A saúde, a educação, os direitos civis, a desigualdade, a pobreza, a miséria etc. sempre foram muito piores daquele ano para trás e a esquerda escolheu justamente aquele ano para organizar o maior protesto da história recente contra tudo aquilo que estava ali.

Em 2013, a pobreza, a miséria, a desigualdade e o desemprego, por exemplo, estavam, percentualmente, no patamar mais baixo da história deste país e, assim mesmo, eclodiu uma onda de protestos convocada pela esquerda contra o primeiro governo de esquerda que o Brasil tivera – considerando que a Presidência de Dilma Rousseff foi continuação da de Lula.

Matéria divulgada pelo site da TV Pública britânica BBC revela quantos avanços o Brasil teve nos 10 anos de governos do PT que se completavam naquele ano de 2013:

1 – Em 2002, último ano de FHC, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking global de economias Em 2011, chegou a ser o 6ª maior economia

2 – O IDH do Brasil, que era de 0,649 no início dos anos 2000, chegou a 0,755 em 2013

3 – O coeficiente Gini do Brasil, índice que mede a desigualdade nos países, nos cálculos do Banco Mundial passou de 58,6 em 2002 para 52,9 em 2013 – a maior distribuição de renda da história brasileira

Apesar disso tudo, o Brasil saiu às ruas para protestar contra Dilma Rousseff e, ao fim de junho de 2013, a popularidade dela que, antes dos protestos, era de até 79%, caiu para 31% após umas três semanas de protestos de esquerda focados no governo de esquerda do país.

Naquele momento de pressão política, então, Dilma cometeu um grave erro. A toque de caixa, aprovou sem vetos projeto de lei que listava uma série de instrumentos que poderiam ser utilizados pelas autoridades policiais para comprovar a existência da organização criminosa, como uso da delação premiada, de escutas, do acesso a registros de ligações telefônicas e de e-mail, de grampos, da quebra de sigilo, da infiltração de policiais na organização e de atividades de investigação.

Nascia, ali, a Operação Lava Jato. O nome da operação deve-se ao uso de um posto de combustíveis para movimentar valores de origem ilícita, investigada na primeira fase da operação, na qual prendeu-se o doleiro Alberto Youssef. A operação que deu origem a tudo nasceu em julho de 2013.

Dali em diante, a Lava Jato virou uma unanimidade nacional, chegando a absurdos 94% de aprovação

Tudo começaria a mudar, porém, quando um grupo de jovens de Araraquara (SP) invadiu grupos de mensagens usados pela Lava Jato e por Sergio Moro. Ali, descobriu-se montanhas de irregularidades que culminariam com a briga entre Moro e Bolsonaro e o encerramento da Operação pelo procurador-geral da República – sabidamente manipulado pelo presidente.

Nesta quarta-feira 13, assim, ocorreu o histórico desmonte da Lava Jato por ação do procurador de Bolsonaro, sob a argumentação de que a Lava Jato age de forma “suspeita” contra os investigados, sugerindo a falsificação de provas, por exemplo…

ASSISTA A MATÉRIA EM VÍDEO