Rede social de extrema-direta foi usada para ataque ao Congresso americano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: LEAH MILLIS / REUTERS

Cheios de raiva, em sua maioria desmascarados, os apoiadores do presidente americano Donald Trump invadiram o prédio do Capitólio na quarta-feira. A ação ocorreu após discurso inflamado do republicano convocando os manifestantes a marcharem até a sede do Congresso dos Estados Unidos. Imediatamente, a mensagem disseminou nas redes, principalmente pelo Parler, rede social adotada pela extrema-direita americana e brasileira também.

Mas o que a Parler tem de diferente que as outras redes tradicionais como Twitter, Facebook e Instagram para virar o canal da extrema direita: a total falta de controle e censura ao que se posta, mesmo que isso significa incitação à violência ou algum tipo de descriminação.

Imagem do Parler, rede social adotada pela extrema-direita americana e brasileira também Foto: Reprodução

O Parler, que em francês significa falar, afirma em sua descrição que “não é um regulador”. A rede diz que todos têm o “direito de expressar online seus pensamentos, opiniões e ideias. Segundo seu criador, John Matze, o local é uma alternativa “a falta de transparência em grandes tecnologias, supressão ideológica e abuso de privacidade”.

Apesar de falha, as redes sociais tradicionais passaram os últimos anos criar mecanismo de controle para evitar a propagação de discursos de ódio e de notícias falsas. Perfis como o de Trump e até de políticos brasileiros como o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, sofreram restrições por propagar desinformação.

Na quarta, enquanto os manifestantes manchavam a história de uma das democracias mais antigas e consolidadas do mundo, Trump postou um vídeo em que não censurava a invasão ao legislativo americano. “Eu conheço sua dor, eu conheço sua dor”, Trump começou o vídeo se dirigindo a seus seguidores. “Tivemos uma eleição que nos foi roubada.”

A rede social Parler, que em francês significa falar, afirma em sua descrição que "não é um regulador" Foto: Reprodução

Ele acrescentou que seus seguidores precisam ir para casa enquanto mantém sua alegação infundada de que a eleição foi “fraudulenta”. Foi a afirmação de uma eleição roubada que inspirou a grande reunião na capital do país em primeiro lugar.

“É um período de tempo muito difícil”, disse Trump. “Nós te amamos, você é muito especial.”

Assim que postado, o Twitter adicionou um rótulo à mensagem do presidente, observando que não poderia ser retuitado, curtido ou respondido, embora a opção de “citar” o tweet permanecesse. A plataforma disse que estava monitorando “a situação em andamento” e agindo “de forma proativa para proteger a saúde das conversas públicas ocorridas no serviço”.

Enquanto isso, o Facebook foi mais radical e removeu o vídeo. “Esta é uma situação de emergência e estamos tomando as medidas de emergência apropriadas, incluindo a remoção do vídeo do presidente Trump.” Ele acrescentou: “Acreditamos que isso contribui, em vez de diminuir, o risco de violência contínua!, tuitou Guy Rosen, vice-presidente de integridade do Facebook.

Diferente de outras redes, o Parler tem total falta de controle e censura ao que se posta, mesmo que isso significa incitação à violência ou algum tipo de descriminação Foto: Reprodução

No Parler, os vídeos de Trump circulavam livremente e apoiadores inudaram a rede convocando partidários para a invasão. O advogado Lin Wood, que atuou em processos judiciais para anular os resultados da eleição americana, postou que era “hora de lutar”. “Chegou a hora, Patriots”, escreveu Wood em Parler. “Este é o nosso tempo. É hora de retomar nosso país. É hora de lutar por nossa liberdade. Comprometam suas vidas, suas fortunas e sua sagrada honra. Não haverá outra chance. Fale a VERDADE. Seja SEM MEDO. Deus Todo-Poderoso está com você . HOJE É NOSSO DIA.”

Outro usuário, indentificado como Kraken Wood, ameaçou: “TENTAMOS AVISÁ-LOS”, escreveu. “VOCÊS PODERIAM TER PREVENIDO ISSO”.

O Parler é uma rede similar ao Twitter. As postagens podem ter até mil caracteres, com imagens e vídeos e é possível usar hashtags, responder ou compartilhar publicações de usuários.

Após a atuação das grandes redes sociais para conter a desinformação durante a eleição deste ano, os conservadores americanos migraram para redes sociais alternativas, incluindo Parler, por causa das reclamações de que o Facebook e o Twitter censuraram suas vozes .

O Parler chegou a atingir o primeiro lugar geral na App Store da Apple nos Estados Unidos, à frente de grandes nomes como TikTok e YouTube.

Em novembro de 2020 , o Parler tinha cerca de 4  milhões de usuários ativos e mais de 10  milhões de usuários no total Foto: Reprodução

Em novembro de 2020 , o serviço tinha cerca de 4 milhões de usuários ativos e mais de 10 milhões de usuários no total.

Nos últimos anos, acusações de censura abriram caminho para várias plataformas alternativas, incluindo Gab, 4chan e 8chan. No entanto, nenhum deles conseguiu criar uma plataforma robusta inclinada para a direita que atende a um público significativo ainda.

Em todo o mundo, são 3,4 bilhões de usuários ativos em redes sociais. O Parler está longe desse grupo ainda, mas mesmo pequeno mostrou o quanto um ambinete sem nenhum tipo de controle ou regra pode causar.

Época 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.