Fachin transforma em réus Renan, Jader, Lobão, Jucá, Raupp e Sergio Machado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, votou para tornar réus pelo crime de organização criminosa os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA); os ex-senadores Edison Lobão, Romero Jucá e Valdir Raupp; e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Ele se manifestou, ainda, pelo arquivamento da acusação contra o ex-senador José Sarney.

Fachin depositou seu voto no plenário virtual, que, a partir desta sexta-feira, julga denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra integrantes do chamado Quadrilhão do MDB no Senado, suspeitos de receber R$ 864 milhões em propina a partir de desvios em contratos com a Petrobras. Os demais ministros têm até a próxima quinta-feira para se manifestar.

Esta é a primeira vez que o quórum completo da Corte julga uma denúncia da Lava-Jato. Desde 2015, esses casos eram de competência da Segunda Turma. Em outubro do ano passado – em um dos primeiros atos da gestão do atual presidente do STF, ministro Luiz Fux – o tribunal aprovou uma mudança no regimento para devolver os casos ao plenário.

A denúncia foi apresentada em 2017 pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot. Se a maioria dos ministros acompanhar Fachin, as investigações serão aprofundadas com a abertura de uma ação penal contra os réus.

Segundo o relator, há provas suficientes, para além das revelações de delatores do processo, de que os denunciados “integram o núcleo político de grupo criminoso influente, devidamente estruturado para o alcance de objetivos espúrios, vale dizer: arrecadação de benefícios financeiros indevidos, por intermédio da utilização de órgãos e entidades da administração pública”. Já em relação a Sarney, o ministro afirmou não haver comprovação de sua participação na organização criminosa.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.