Grupo de Aécio tentou pôr PSDB no colo de Lira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William | Agência O Globo

Aliados do governador de São Paulo, João Doria, atribuem o apoio de parte da bancada do PSDB ao deputado Arthur Lira (PP-AL) na eleição para presidência da Câmara a uma ação nos bastidores do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

O PSDB era um dos partidos do bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentou, sem sucesso, emplacar Baleia Rossi (MDB-SP) no comando da Casa.

Pelo menos oito deputados do PSDB, de um total de 31, são ligados a Aécio. Nos bastidores, porém, segundo fontes da sigla, Aécio contava que quase metade da bancada poderia votar em Lira, a despeito do apoio a Baleia. A votação foi secreta. O resultado só não teria sido pior porque Doria e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pediram que os parlamentares continuassem no bloco. Maia, porém, descarta que Aécio tenha trabalhado por Lira.

— O PSDB foi o resultado da soma dos esforços (dos governadores) Doria, Eduardo Leite (RS), Reinaldo Azambuja (MS) e do Aécio. O Aécio foi decisivo para terminar de fechar o bloco. Essa é a minha visão — disse o ex-presidente da Câmara.

Para pessoas próximas de Doria, a ação de Aécio seria uma retaliação ao movimento do governador para tirá-lo da sigla. Em agosto de 2019, quando o PSDB rejeitou o pedido de expulsão do mineiro, Doria afirmou que o “velho PSDB esconde sujeiras” e que iria “até o fim” para expulsar Aécio, investigado na Lava-Jato. O tucano conseguiu se livrar da punição com 33 votos a seu favor na Executiva e apenas três contra, provando o seu cacife interno.

O relator do processo interno, que descartou a punição, foi o deputado Celso Sabino (PA), que, recentemente, defendeu publicamente a candidatura de Lira. Réu por corrupção e obstrução de Justiça, o mineiro é acusado de receber propina do empresário Joesley Batista. Ele nega os crimes. Procurado, Aécio não comentou.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.