Trump é acusado de comandar ataque ao Capitólio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images

Depois de discutir a constitucionalidade de julgar atos de um presidente que já deixou a Casa Branca – considerado legal por 56 senadores americanos -, o Senado dos Estados Unidos viveu nesta quarta o segundo dia do julgamento de impeachment de Donald Trump.

Alternando uma narrativa lógica, cronológica e minuciosamente detalhada com momentos de emoção, em que os parlamentares se permitiam lembrar dos minutos de medo vividos durante a invasão do Capitólio, a acusação tentou provar a tese de que Trump era “o comandante-chefe” da insurreição do dia 6 de janeiro de 2021.

A comissão de deputados a cargo da tarefa revisitou os passos do republicano e seus aliados que levaram ao que os denunciantes de Trump qualificaram como desfecho “previsível” da manifestação: a violenta tomada do Capitólio pelos manifestantes trumpistas, que resultou na morte de 5 pessoas.

Pra isso, os democratas retrocederam meses na história recente do país. Mostraram que Trump estabeleceu ainda na campanha presidencial a narrativa de que só perderia para Biden se as eleições fossem roubadas. E retomaram até mesmo um tuíte de Trump de 31 de outubro de 2020, 4 dias antes do pleito, em que o presidente postava um vídeo de uma carreata de apoiadores seus fechando e ameaçando um ônibus da campanha do democrata Joe Biden em uma estrada no Texas. “Eu amo o Texas”, comentou o presidente, no que os acusadores qualificaram como um elogio à violência.

No pós-eleição, de acordo com a acusação, Trump passou a acusar o adversário de fraude e a entrar com dezenas de ações judiciais em oito estados para contestar o resultado. E embora não tenha vencido os processos, as ações deram força aos apoiadores, que se diziam injustiçados e passaram a participar de protestos em que cobravam revisão do resultado.

Nesse clima, foram chamados pelo presidente americano a uma grande manifestação na capital federal, no dia da certificação dos votos pelo Colégio Eleitoral. “Donald Trump, durante muitos meses, cultivou a violência, elogiou-a e, então, quando viu a violência de que seus apoiadores eram capazes, ele a canalizou para seu grande, selvagem e histórico evento”, afirmou Stacey Plaskett, delegada legislativa das Ilhas Virgens Americanas (espécie de representante mas sem direito a voto) que faz parte da equipe de acusação.

Os senadores também assistiram a novas cenas do dia 6 de janeiro. Em uma delas, os trumpistas gritavam “invadam o Capitólio”, enquanto Trump discursava. O próprio comício de Trump, que antecedeu a invasão, foi alvo de análise. A deputada democrata Madeleine Dean, uma das responsáveis pela acusação a Trump no Senado, disse aos senadores que, das 11 mil palavras que Trump disse em seu discurso de mais de uma hora naquele dia, apenas uma vez ele mencionou o termo “pacificamente”, enquanto disse “lutar” várias vezes.

Do lado dos manifestantes, argumentou Plaskett, não havia freios impostos por sua principal liderança: “E porque o presidente dos Estados Unidos incitou isso, porque ele estava orquestrando isso, porque ele os estava convidando, os insurgentes não hesitaram em seu planejamento. Eles acreditaram que estavam seguindo as ordens do comandante-chefe”.

Os democratas trouxeram novas imagens e áudios do momento da invasão. Na comunicação por rádio, policiais pedem reforços em desespero, ao dizer que estão sendo atacados com barras de ferro. Do lado de dentro do Congresso, assessores desesperados se escondem. Ao entrar no prédio, manifestantes gritam em busca da presidente da Câmara Nancy Pelosi.

E enquanto mostravam as ações no Capitólio, democratas confrontavam-nas com os tuítes de Trump. Durante o ataque, o presidente postou seu próprio discurso. Quando pediu pela primeira vez que os invasores fossem pra casa, os chamou de “patriotas” e disse que os amava.

Os ataques de Trump e sua inação no momento da invasão teriam colocado em risco até mesmo a vida de seu vice-presidente Mike Pence, afirmou o deputado democrata Joaquin Castro. Mesmo admitindo não ter quase nada em comum politicamente com Pence, Castro o chamou de “patriota” e disse que o vice “não merecia” passar pelo risco de morte apenas por “fazer seu trabalho”.

Os advogados de Trump tem insistido na tese da inconstitucionalidade e argumentam que o ex-presidente tinha direito à liberdade de expressão e que suas expressões agressivas no discurso tinha sentido figurado. A defesa assumirá o palco assim que o tempo da acusação terminar, nos próximos dias

Os discursos dos democratas foram entremeados por muitas imagens e áudios, assistidos por uma silenciosa plateia de senadores.

Apesar da força da narrativa democrata, segue sendo improvável que Trump saia condenado do julgamento. Para que isso acontecesse, 67 dos 100 senadores teriam que votar contra o ex-presidente. Como só contam com 50 cadeiras, os democratas precisariam convencer 17 republicanos para chegar a esse resultado. Como apenas 6 deles se mostraram dispostos a reconhecer a legalidade do julgamento contra Trump, está praticamente descartada a possibilidade de condenação.

O julgamento, no entanto, parece estar atingindo os lares americanos com força. Se no primeiro processo de impeachment contra Trump, há um ano, apenas 47% dos americanos concordavam com o impedimento do presidente, agora 56% querem vê-lo punido.

O processo deve ainda durar mais alguns dias. Se nenhuma testemunha for convocada a depor, a expectativa é que os senadores deem um veredicto na próxima segunda, dia 15.

Época

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.