Bolsonaro deixa de pôr general e põe técnico na Anvisa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro indicou o servidor de carreira Romison Rodrigues Mota para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No órgão desde 2005, ele atua hoje como diretor-substituto e será efetivado caso a indicação seja aprovada no Senado.

A escolha de Mota veio após Bolsonaro desistir da indicação do tenente-coronel da reserva Jorge Luiz Kormann, que atualmente está no Ministério da Saúde.

Kormann esteve envolvido em 2020 na tentativa de mudança de contabilização dos mortos pela pandemia. Também vieram a público postagens nas redes sociais nas quais ele criticava a Coronavac e ofendia adversários de Bolsonaro. No final do ano passado, ele ficou internado na UTI por complicações da covid-19.

Bacharel em Economia, o novo indicado tem pós-graduação em Gestão Financeira e em Vigilância Sanitária, esta última pela Fundação Oswaldo Cruz. Na Anvisa, foi gerente administrativo-financeiro e desde o ano passado é diretor-substituto.

Atualmente, Mota está à frente da Quarta Diretoria, responsável pela coordenação de infrações sanitárias, gerência-geral de inspeção e fiscalização e gerência de laboratórios de saúde pública.

Os integrantes da diretoria colegiada da Anvisa são responsáveis, entre outras coisas, pela aprovação dos registros e pedidos de uso emergencial de vacinas.

Valor Econômico