Lula fala de seus planos políticos a jornal espanhol

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Lula da Silva é energia em sua forma mais pura. Ele tem 75 anos, superou o câncer, o coronavírus e a prisão e diz que se sente “na casa dos trinta”. Ele chega à entrevista telemática em mangas de camisa e fica em frente ao Zoom. Ele parece confortável; É sexta-feira e ele responde de sua casa em São Bernardo do Campo, cidade próxima a São Paulo, onde mora com Rosangela Silva, socióloga por quem se apaixonou na prisão. Atrás dele estão alguns livros de capa mole e uma bandeira vermelha de mesa que exibe a sigla do Partido dos Trabalhadores Brasileiros (PT) e que, devido a uma estranha corrente de ar, parece mover-se, como em um comício, em uníssono. com Lula quando ele entra em efervescência. Algo que acontece com frequência.

É um fenômeno ascendente . Lula primeiro se livra dos óculos (quadrados e ostensivamente grandes), depois aumenta a velocidade de resposta e com o passar dos minutos solta o tigre político que vive nele. Fale, ria e rugir; acene seus braços, bata na mesa. Lula, e esta é uma das chaves de sua extraordinária capacidade de arrasto, passa sem solução de continuidade pelos tantos Lulas que já foi. A lo largo de hora y media de conversación, se suceden, tras una pantalla que le queda cada vez más pequeña, el hombre que un día fue pobre y que sabe dirigirse a otros pobres, el tornero simpático, el sindicalista que se enfrentó a la ditadura militar,o candidato dos grandes comícios e até o presidente (2003-2011) que deu ao Brasil anos de grandeza, mas também o prisioneiro que se revolta contra sua sentença, o político deficiente que busca limpar seu nome. Lula cumpriu 580 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. E ele tem outra sentença para crimes semelhantes. Essa laje o esmaga e ele agora direciona todas as suas energias contra ela.

“Aprendi com uma mãe analfabeta que não podemos viver ressentidos, que devemos ser firmes e acreditar que a vida pode melhorar. Estou muito otimista “, diz ele em um dos poucos momentos em que ficou parado (e a bandeira com ele). É apenas um instante. Depois seguirá atirando de um lado para o outro, apertando o acelerador de um motor que nunca acaba e que o levou a se estabelecer como uma lenda, amada e odiada, da esquerda latino-americana .

Perguntar. Como alguém tão inquieto quanto você lida com o confinamento?

Responda. Eu me sinto mal por ficar em casa. Não estou satisfeito em definhar. Você está se matando por dentro. Embora esteja apaixonada e apaixonada, preciso sair, respirar liberdade, conversar com as pessoas. Quando estou sem fôlego, não é por causa do coronavírus, é pela necessidade de conversar com as pessoas, de aprender com elas. Nasci na porta de uma fábrica … Mas por enquanto vou me cuidar e respeitar a ciência. Quando eu for vacinado e autorizado, vou sair.

P . O Brasil, ao contrário de outros países da região, vive o pior momento da pandemia. As mortes dispararam e a vacinação é lenta. O que está acontecendo?

R. A Democracia no Brasil sofreu um acidente por causa do Bolsonaro. O presidente não se preocupa com o cobiçoso ou com a economia, a educação ou as relações internacionais. Paramos de comprar vacinas quando podíamos [comprá-las] e paramos de vacinar quando deveríamos [inoculá-las]. Agora mesmo, o Bolsonaro continua fazendo campanha contra a vacina e contra o isolamento. É quase um genocídio. O Brasil não merece isso.

P. Como você explica que o Bolsonaro continua com 30% de apoio popular?

R. Bolsonaro conseguiu reunir aquela parte da sociedade que é ultraconservadora, que defende a pena de morte e que as pessoas vão armadas para o local de trabalho, quem rejeita o negro, os direitos da mulher, o LGTBI, os sindicatos … Mas são 70 % que discordam. E são esses 70% que vão garantir a democracia. Quando chegar a hora, eles se pronunciarão.

P. Mas, no momento, você não vê uma oposição forte. Os resultados de seu partido, o PT, nas últimas eleições municipais foram ruins. Não está faltando um novo líder?

R. Resta que as próximas eleições sirvam para medir nossa força. Lembro que quando as formações à esquerda do PSOE ganharam a prefeitura [de Madrid], muita gente falava que o PSOE estava acabado. Mas agora é o PSOE que governa a Espanha. O PT continua sendo o maior partido do Brasil, a força política mais organizada. Mas foi vítima de uma grande campanha de destruição, [Operação] Lava Jato . Provada a minha inocência e a culpa do Ministério Público, [ ex- desembargador Sérgio] Moro e da Polícia Federal, mais do que provada. Houve uma conspiração para impedir que Lula voltasse à presidência do Brasil .Muita gente se envolveu em uma mentira, reforçada pela mídia. Agora que se sabe a verdade, como eles vão dizer à sociedade que, durante cinco anos, condenaram um homem inocente?

P. Se você conseguisse vencer a batalha judicial, você concorreria às eleições presidenciais?

R. Não tenho necessariamente que ser candidato a presidente, porque já fui. Mas estou com ótima saúde, e Joe Biden é mais velho do que eu e governa a América. Em 2022, terei apenas 77 anos, uma criança. Se naquele momento os partidos de esquerda entendem que posso representá-los, não tenho problema em fazê-lo. O PT, porém, tem outras opções, como Fernando Haddad [candidato em 2018], e alguns governadores. A única possibilidade de que seja eu, porque não vou disputar com ninguém, é que as pessoas entendam que sou o melhor candidato. Do contrário, ficarei contente em sair às ruas para fazer campanha por um aliado nosso.

P. Falando dos Estados Unidos, o último ato de Donald Trump foi encorajar um ataque ao Capitólio. Algo semelhante poderia acontecer no Brasil se o Bolsonaro perder as eleições?

O R. Bolsonaro vai perder as eleições, e a vitória será para alguém progressista, espero que seja o PT. Mas o presidente agora está facilitando a venda de armas, e quem as compra não são os trabalhadores. Para quem o Bolsonaro está vendendo armas? À elite agrícola, aos ex-policiais, à gangue que matou Marielle [Franco, vereador do Rio de Janeiro] … Se o PT ganhar as eleições de novo, vamos desarmar o povo e resgatar o humanismo. Só há um remédio para este país: fortalecer a democracia. Estou absolutamente certo de que podemos ganhar as eleições novamente. O que parece impossível hoje será possível amanhã. Este país é poderoso. Eu não quero que a sociedade vote em um Trumpou um troglodita como Bolsonaro nunca mais. As pessoas têm que votar em homens que pensam bem.

P. Ou mulheres, certo, presidente?

R. Se tem uma pessoa que apostou na mulher, sou eu. No PT tivemos um presidente e 50% do meu partido são mulheres.

P. Como o Lula que chegou ao poder em 2003 é diferente do Lula hoje? O que a prisão te ensinou?

R. O Lula de hoje não é diferente do Lula de 2003. Tenho mais experiência, estou um pouco mais velho, mas ainda tenho o mesmo desejo e a mesma certeza de que é possível mudar o Brasil. Sonhei que era possível construir um bloco econômico forte na América do Sul. Hoje, já não é possível negociar com a União Europeia. Vamos ser honestos, [minha época] foi o melhor momento da América Latina desde Colón. E agora a região deve se convencer de que não pode continuar a ser a parte do mundo com mais desemprego, mais miséria e mais violência. O Brasil tem que recuperar destaque internacional e é isso que os americanos não querem. Eles não querem competição. Por exemplo, não é aceitável que Trump ameace invadir a Venezuela e que os países europeus reconheçam Juan Guaidó como presidente.Como você pode reconhecer um impostor, que não apareceu nas eleições? A Europa desapareceu da política. Tudo são comissões. Comissões para isso, para aquilo … todos os burocratas. A política deve reassumir seu papel, tomar grandes decisões.

P. Mas o que mudou pessoalmente com sua prisão?

A. Se eu dissesse que não guardo rancor de algumas pessoas, estaria mentindo. Mas nunca em minha vida fui levado por meus rancores. Quando sentimos ódio, dormimos mal, digerimos mal. Como sempre tive consciência do que estava acontecendo comigo, nunca duvidei. Durante minha prisão, foram feitas tentativas para me fazer sair com uma tornozeleira eletrônica. E o que eu disse a eles? Que não troquei minha dignidade pela minha liberdade. Ele estava ciente das mentiras de Moro. Agora é a vez de o Supremo Tribunal votar e decidir [a defesa de Lula pede a suspensão de Moro, o que anularia seus julgamentos]. Pela primeira vez, eles enfrentam um político que não tem medo deles porque é inocente. E no dia que o STF tomar essa decisão, eles vão ter que dizer que os outros mentiram, que a Globoele mentiu, que toda a imprensa mentiu. Será o momento do perdão. Imagino o dia em que o principal noticiário dissesse: “Boa noite, hoje queremos pedir desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque acreditamos na mentira de Dallagnol e Moro”.

P. Isso é uma utopia, certo, presidente?

R. Você acredita que isso é impossível, mas eu acredito que vai acontecer. Não sei se estarei vivo, mas, mesmo que esteja no meu túmulo, vou acordar por alguns segundos de alegria porque, finalmente, a verdade terá vindo à tona.

P. Você não vai deixar a política antes?

A. Não, acho que não. A política está no meu DNA, é uma parte do meu corpo. Quando essa célula deixar de cumprir sua função e eu morrer, vou parar de fazer política. Fora da política, não há saída para a humanidade, para a democracia, para o crescimento econômico e a distribuição da riqueza. Tudo depende da política.

El País