Militares que mataram músico “por engano” vão a julgamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS / Fabio Texeira

A Justiça Militar marcou para 7 de abril o julgamento dos 12 acusados pelas mortes do músico Evaldo Costa e do catador Luciano Macedo, em 7 de abril de 2019, na Estrada do Camboatá, em Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro. Eles são acusados de homicídio e omissão de socorro. Foi o caso em que o carro em que Evaldo estava com outras quatro pessoas foi alvejado por mais de 250 tiros de fuzil, enquanto Luciano foi vítima ao tentar ajudar o músico.

A família de Evaldo é representada pelo advogado André Perecmanis. Ele explica que a acusação irá pedir a absolvição dos militares por omissão de socorro, focando na acusação de homicídio. As penas podem variar entre 12 a 30 anos de prisão por cada crime.

“No dia do julgamento, o Ministério Público vai sustentar oralmente, nós vamos sustentar a condenação e a defesa fará sua parte. Depois, uma juíza dará um voto e quatro oficiais do Exército, todos de patentes superiores aos dos acusados. A decisão é proferida por maioria”, explicou Perecmanis.

Em fevereiro, o Ministério Público Militar pediu as condenações de oito dos militares envolvidos: “Os acusados definitivamente, por prova segura e inconteste dos autos, não estavam em situação de legítima defesa. Os militares apertaram os gatilhos de seus fuzis sem previamente certificarem-se de quem eram as pessoas à sua frente”, escreveram a promotora Najla Nassif Palma e o procurador de Justiça Militar Luciano Moreira Gorrilhas, nas alegações finais do caso.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.