Nordeste tem maior interesse nas buscas sobre Lula no Google

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava-Jato, gerou maior interesse por buscas no Nordeste, tradicional reduto do petista e única região onde o ex-presidenciável Fernando Haddad (PT-SP) venceu o presidente Jair Bolsonaro em 2018. Os dados foram levantados pela consultoria de análise de redes Bites.

Considerando as buscas no Google Brasil nas últimas 24 horas, sete dos dez estados mais interessados no assunto eram da região. São eles, na ordem, Piauí, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Maranhão. O Distrito Federal apareceu na terceira posição, o Rio em sétimo e Minas Gerais em décimo. São Paulo foi o 15º estado da lista.

— Não podemos esquecer que o Nordeste ainda é o bastião de votos do PT. Esse resultado mostra que o partido e Lula ainda têm muita gordura a ser queimada lá, mesmo após o auxílio emergencial do presidente Bolsonaro — avalia Manoel Fernandes, da Bites.

Com a decisão de Fachin, Lula recuperou seus direitos políticos e pode novamente concorrer a cargos políticos. No último ano, o presidente Jair Bolsonaro chegou a ampliar sua popularidade no Nordeste, durante o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19. A partir de dezembro, no entanto, a curva se inverteu, com o agravamento da crise e o fim do pagamento do auxílio. Em janeiro, o Datafolha mostrou que a rejeição ao presidente voltou a subir entre nordestinos, passando de 34% para 43% — o maior nível havia sido registrado em junho de 2020, com 52% avaliando a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima.

O levantamento da Bites aponta também que o interesse por Lula no Google não superou o pico registrado em 20 de maio de 2020, quando o ex-presidente afirmou: “ainda bem que o monstro do novo coronavírus apareceu no mundo para alertar sobre a importância do Estado.”

Ainda segundo a Bites, Lula ampliou seu número de seguidores nas redes sociais após a decisão de Fachin. O petista ganhou 140 mil seguidores nas últimas 24 horas no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, melhor resultado dos últimos 12 meses. Somente no Twitter, Lula foi alvo na segunda-feira de cerca de 1 milhão de postagens, maior volume dos últimos 12 meses.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.