Receita Federal entra na fila para acessar mensagens da Vaza Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ailton de Freitas

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Receita Federal tenha acesso às mensagens hackeadas da Lava-Jato que dizem respeito aos órgãos e seus servidores.

“O ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO, vem, respeitosamente, submeter à consideração de Vossa Excelência o pedido formulado pelo Sr. Secretário da Receita Federal, para que seja deferido o compartilhamento do inteiro teor das mensagens que digam respeito àquele órgão e a seus servidores, apuradas na Operação Spoofing”, diz o documento.

Mensagem atribuídas a procuradores da Lava-Jato mostram que eles sugeriram pedir à Receita Federal uma análise patrimonial de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que integravam turmas criminais. O tema virou objeto de uma investigação aberta pelo presidente da corte, Humberto Martins, contra os procuradores.

Segundo a defesa do ex-presidente Lula, as mensagens sugerem que os procuradores fizeram solicitações clandestinas à Receita Federal pedidos de informações de pessoas que tinham seu sigilo fiscal protegido. Os advogados do petista denunciaram a prática do modelo “pesque pague”, em que os investigadores pediam, de maneira informal, dados sigilosos ao órgão. A formalização do pedido só era feita depois que os proocuradores encontrassem algo que os interessasse.

Entre os alvos desses pedidos estão os filhos do ex-presidente Lula, cujas demandas foram dirigidas para o então auditor fiscal Roberto Leonel.

O Globo