Tiro de Fachin para blindar Moro pode sair pela culatra

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até mesmo aliados do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF) temem que o movimento feito para anular condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para blindar a Lava Jato pode ter um efeito contrário.

Dois integrantes do STF ouvidos pelo blog indicam que a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá deve ser analisada rapidamente pelo pela Segunda Turma do tribunal. A tendência é de maioria na turma pela parcialidade de Moro.

A grande questão levantada por ministros do Supremo é que o movimento de Fachin deve aumentar a pressão pela revisão de casos da Lava Jato. Com as anulações do caso Lula, Fachin considerou prejudicado o julgamento da suspeição de Moro. Ou seja, na visão do ministro, a suspeição não precisa mais ser julgada. Mas essa posição está longe de ser um consenso.

Na avaliação de um experiente advogado com causas no STF, o curso normal da análise da suspeição de Moro teria um efeito bem mais demorado nos demais casos da Lava Jato. Até porque, depois do caso do tríplex, ainda teria o caso do sítio em Atibaia, considerado mais complexo.

“Essa decisão de Fachin terá um efeito dominó nos casos da Lava Jato. Se a intenção era blindar a operação, acontecerá justamente o contrário”, observou esse advogado, que defende réus e condenados da Lava Jato.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.