Bolsonaro promete interromper medidas sanitárias no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Presidência

Em um novo discurso contra medidas restritivas tomadas para diminuir o contágio da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que “pseudogovernadores” tentam “impor a ditadura” e que “está chegando a hora” disso terminar. Bolsonaro se opõe a medidas de distanciamento social desde o início da pandemia, que já matou 390 mil pessoas no Brasil.

Na sexta-feira, Bolsonaro afirmou que as Forças Armadas poderão ir às ruas para garantir a ordem no país caso as medidas restritivas promovam o que chamou de “caos”.

— Está chegando a hora, pessoal. Está chegando a hora do Brasil dar um novo grito de independência, porque não podemos admitir alguns pseudogovernadores impor a ditadura no meio de vocês, usando do vírus para subjugá-los. Nós tratamos a questão do vírus com muita responsabilidade, mas sempre disse que além do vírus tínhamos que nos preocupar com a questão do desemprego — disse o presidente, durante inauguração de duplicação da BR-101 entre Feira de Santana (BA) e Divisa (SE).

Bolsonaro acusou governadores de “destruir empregos” e afirmou que “esse suplício está chegando ao fim” e que “brevemente voltaremos à normalidade”:

— Não foi o governo federal que obrigou você a ficar em casa, não foi o governo federal que obrigou você a fechar o comércio, não foi o governo federal que destruiu milhões de empregos. Pode ter certeza, esse suplício está chegando ao fim. Brevemente voltaremos à normalidade, com o apoio de todos.

Depois, em conversa com jornalistas, Bolsonaro foi questionado sobre o eventual uso das Forças Armadas e disse que elas devem “cumprir a lei e a ordem”. Em seguida, acusou governadores e prefeitos de não cumprirem a Constituição:

— As Forças Armadas estão aí para cumprir a lei e a ordem e para cumprir integralmente a nossa Constituição. Eu te devolvo a pergunta: estão seguindo o artigo quinto da Constituição ou não? É só você ler dois incisos do artigo quinto e você vê se está sendo respeitado o direito de ir e vir, o direito de a pessoa ter um emprego, ocupar o tempo para exercitar a sua fé. É só ver se isso está sendo respeitado ou não, por decretos de alguns governadores e alguns prefeitos

O presidente também classificou como “incobecível” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do ano passado, que garantiu autonomia para estados e prefeituras tomarem decisões relacionadas à pandemia e disse para não “esticarem a corda”.

— É inconcebível os direitos que alguns prefeitos e governadores tiveram por parte do Supremo Tribunal Federal. É inconcebível. Nem estado de sítio tem isso. Não estiquem a corda mais do que está esticada.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.