Bolsonaro vai pedir “ajuda internacional” contra o desmatamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Jair Bolsonaro participa nesta quinta-feira, 22, da Cúpula do Clima, primeiro grande evento comandado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Cerca de 40 países confirmaram presença que, pela pandemia de Covid-19, vai acontecer por videoconferência e o mandatário brasileiro será a sétima autoridade a falar. A expectativa é de um pronunciamento mais moderado de Bolsonaro, que deverá sinalizar o empenho do Brasil para conter o desmatamento. O presidente deve anunciar o aumento de recursos para a fiscalização ambiental e lembrar que para isso, no entanto, o país precisa de ajuda internacional. Por outro lado, o governo norte-americano já anunciou que futuros repasses estão sujeitos ao cumprimento de metas.

Na carta encaminhada a Joe Biden, o presidente brasileiro adotou um tom mais moderado. O coordenador do Observatório do Clima, Cláudio Angelo, ressalta, no entanto, que apenas o discurso não vai mudar a situação do Brasil. “Parece que o que vai acontecer é que o Brasil vai ficar olhando de fora os países grandes se engajarem de verdade nessa nova economia, na recuperação verdade, nesses novos negócios, enquanto a gente tenta fazer força para não retroceder em coisas que considerávamos quase superadas”, disse. Ele aponta também como um avanço o fato dos Estados Unidos retomarem a discussão do problema. “A cúpula marca uma espécie de realinhamento global, vai ser a reestreia dos EUA nessa agenda climática. Passaram quatro anos afastando e sendo o maior emissor histórico do mundo, nada pode acontecer sem a participação americana.” Cláudio Angelo lembra que existe uma preocupação grande dos demais países para fazer com que o Brasil se engaje nessa questão do desmatamento, uma vez que mexer em floresta seria o jeito mais fácil e mais barato de reduzir as emissões no mundo. Ele ressalta no entanto, que não há qualquer sinalização do governo de mudanças práticas na condução da política ambiental.

Jovem Pan

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.