ONU condena junta militar de Mianmar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DAWEI WATCH/AFP

O Conselho de Segurança da ONU condenou veementemente, na noite de quinta-feira, o uso de violência contra manifestantes pacíficos em Mianmar e a morte de centenas de civis, mas retirou a ameaça de uma possível ação futura contra os militares após o golpe de 1º de fevereiro.

O comunicado à imprensa redigido pelos britânicos e aprovado por todos os 15 membros do conselho após intensas negociações iniciadas na quarta-feira expressou “profunda preocupação com a rápida deterioração da situação” em Mianmar e reiterou o apelo do conselho aos militares para “exercerem o máximo de contenção”.

O rascunho original era muito mais forte e expressaria a “disposição do Conselho de Segurança para considerar outras medidas”, que poderiam incluir sanções. Também teria “deplorado” o uso da violência contra manifestantes pacíficos e “condenado nos termos mais veementes a morte de centenas de civis pelas forças de segurança”.

Mas, por insistência da China, vizinho e amigo de Mianmar, a referência a “novos passos” foi eliminada e a linguagem mais forte, incluindo as palavras “matar” e “deplorar”, foi suavizada na declaração final, disseram diplomatas do conselho, falando em condição de anonimato porque as discussões eram privadas.

A referência a “etapas adicionais” foi substituída na declaração final por uma frase dizendo que os membros do conselho “enfatizaram que continuarão a monitorar a situação de perto e que permanecerão ativamente envolvidos com o assunto”.

A declaração final do conselho também conclamou “todas as partes a se absterem da violência” – que diplomatas disseram que a Rússia exigia – e “reiterou a necessidade de respeitar plenamente os direitos humanos e buscar o diálogo e a reconciliação de acordo com a vontade e os interesses do povo de Mianmar”.

O texto cita declaração do secretário-geral da ONU, António Guterres, de 27 de março, “apelando a uma resposta firme, unificada e resoluta da comunidade internacional”. Esse foi o Dia das Forças Armadas, quando soldados e policiais mataram 114 pessoas ao reprimir os protestos no derramamento de sangue mais mortal desde o golpe.

A embaixadora britânica Barbara Woodward disse que o objetivo do conselho é “sustentar a pressão” sobre os militares para reverter o golpe e apoiar o povo “em sua determinação corajosa de restaurar a paz e a democracia”.

Ela expressou esperança de que a declaração do conselho tenha esse efeito junto com a próxima visita da enviada especial da ONU, Christine Schraner Burngener, para a região e os esforços da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que inclui Mianmar, com 10 membros.

O comunicado à imprensa seguiu-se à reunião fechada do conselho na quarta-feira, na qual Schraner Burgener advertiu que Mianmar enfrenta a possibilidade de uma guerra civil “em uma escala sem precedentes” e exortou o Conselho de Segurança a considerar “ações potencialmente significativas” para reverter o golpe e restaurar a democracia.

Ela não especificou que ação considerou significativa, mas pintou um quadro terrível da repressão militar e disse ao conselho em uma reunião fechada que Mianmar “está prestes a entrar em uma espiral rumo a um estado falido”. Ela exortou o conselho a “considerar todas as ferramentas disponíveis para uma ação coletiva” e fazer o que o povo de Mianmar merece – “prevenir uma catástrofe multidimensional no coração da Ásia”.

O embaixador da China na ONU, Zhang Jun, alertou o conselho na quarta-feira em declarações distribuídas pela missão da China na ONU de que “a pressão unilateral e o apelo a sanções ou outras medidas coercitivas só irão agravar a tensão e o confronto e complicar ainda mais a situação, o que de forma alguma é construtivo”. Ele exortou todas as partes a encontrar uma solução por meio do diálogo que diminua a tensão e continue “a avançar a transição democrática em Mianmar”.

O golpe reverteu anos de lento progresso em direção à democracia em Mianmar, que por cinco décadas sofreu sob estrito regime militar que levou ao isolamento e sanções internacionais. Conforme os generais afrouxaram o controle, culminando com a ascensão de Aung San Suu Kyi à liderança nas eleições de 2015, a comunidade internacional respondeu levantando a maioria das sanções e investindo no país.

Na reunião virtual de quarta-feira, Schraner Burgener denunciou a morte e prisão de manifestantes desarmados que buscam restaurar a democracia. Ela citou dados da Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos de Mianmar de que até quarta-feira cerca de 2.729 pessoas foram presas, acusadas ou condenadas desde o golpe e cerca de 536 foram mortas.

Esta foi a segunda declaração de imprensa aprovada pelo conselho desde o golpe.

O conselho também adotou uma declaração presidencial – um passo abaixo de uma resolução – em 10 de março pedindo a reversão do golpe, condenando veementemente a violência contra manifestantes pacíficos e pedindo “o máximo de contenção” por parte dos militares. Ele enfatizou a necessidade de apoiar “instituições e processos democráticos” e pediu a libertação imediata dos líderes do governo detidos, incluindo Suu Kyi e o presidente Win Myint.

A declaração aprovada na quinta-feira também pede sua libertação imediata e pediu “acesso humanitário seguro e desimpedido a todas as pessoas necessitadas”.

O conselho abordou outra questão importante que os militares de Mianmar enfrentam – suas relações com as minorias étnicas, especialmente os muçulmanos Rohingya no norte do Estado de Rakhine. Mais de 700 mil Rohingya fugiram de uma repressão militar em 2017 e agora estão em campos em Bangladesh.

Os membros do Conselho disseram “que os desenvolvimentos recentes representam desafios particularmente sérios para o retorno voluntário, seguro, digno e sustentável de refugiados Rohingya e pessoas deslocadas internamente”. Disse que é vital “que os direitos das minorias étnicas sejam totalmente protegidos”.

Na quarta-feira, Schraner Burgener apontou a intensificação dos combates nos Estados de Kayin e Kachin. A oposição de grupos armados étnicos à “crueldade dos militares … (está) aumentando a possibilidade de guerra civil em uma escala sem precedentes”, disse ela.

O embaixador vietnamita Dang Dinh Quy, que assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança na quinta-feira e cujo país é membro da Asean, disse em entrevista coletiva que “a prioridade número um agora é parar a violência” e criar um ambiente propício para o diálogo.

Dang disse que a Asean está em “uma posição única” para envolver os diferentes lados, incluindo os militares, e fazê-los “entender o que é bom para eles, para Mianmar, hoje e no futuro”.

Valor Econômico

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.