Covid pode impedir Olimpíada de Tokio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reuters

A principal associação médica de Tóquio pediu o cancelamento dos Jogos Olímpicos, como noticiaram jornais japoneses e agências. E governadores da região ameaçam não abrir leitos hospitalares aos atletas, priorizando os habitantes.

O Asahi Shimbun destacou que pesquisa no final da semana mostra que “83% dos japoneses são contra realizar Jogos neste verão”. Cresceram os que desejam tanto cancelar (43%) como adiar (40%). Apenas 14% querem o evento a partir de 23 de julho.

Desde a “catástrofe” na Índia, a pandemia avança pela Ásia, com a atenção agora se voltando para Taiwan, em veículos do Nikkei ao Financial Times.

No título do texto mais lido no primeiro, “Salto do coronavírus em Taiwan: O que deu errado?”. Responde que, antes de mais nada, foi o relaxamento da quarentena para as tripulações da maior companhia aérea taiwanesa, a estatal China Airlines (imagem acima).

Segundo o financeiro chinês Caixin, em podcast, o avanço da Covid no entorno, sobretudo Taiwan, disparou a vacinação na China, que atingiu 14 milhões num único dia, no domingo —e pode chegar nesta semana a meio bilhão de doses administradas:

“Como é que as coisas se aceleraram tanto? A virada de jogo foi com o noticiário de lugares antes considerados seguros. Taiwan e Cingapura anunciaram ambos a volta de medidas de controle. Toda essa cobertura criou um senso de urgência nas pessoas.”

Na home do New York Times, ao lado do noticiário sobre a Índia, “Por que a Covid está matando tantas crianças no Brasil?”. Responde que “especialistas acreditam que o sistema hospitalar sobrecarregado e o acesso desigual aos cuidados de saúde estão entre os motivos”.

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, anunciou que o país já chega a 30 milhões de vacinas, obtidas junto a diferentes países, entre eles China, Rússia e EUA.

E na semana que vem começa no México, como noticiaram South China Morning Post e outros, citando Ebrard, a fase 3 dos testes com a vacina de mRNA chinesa, da farmacêutica Walvax. É similar àquela da Pfizer/Biontech.

O site americano Axios noticiou como “furo” (acima) e ecoou de imediato em alemães como Frankfurter Allgemeine Zeitung que os EUA não vão mais aplicar sanções à empresa do gasoduto Nord Stream 2. Quase pronto, levará gás da Rússia de Vladimir Putin direto para a Alemanha de Angela Merkel.

Folha de S. Paulo