PSOL envia ao STF pedido de impeachment de Salles

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA / AFP

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) encaminhou ao STF, via ofício a Alexandre de Moraes, um pedido de impeachment apresentado em junho de 2020 ao MPF contra Ricardo Salles.

O pedido foi feito por PSOL, PCdoB, PT, PSB, PDT e REDE, além da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e da Frente Parlamentar Ambientalista. Foi arquivado pela PGR, que ainda não respondeu a recurso apresentado pelo grupo.

O grupo diz que quer mostrar a Moraes que as acusações investigadas em operação da PF deflagrada ontem já são de conhecimento de Augusto Aras, no mínimo, desde junho de 2020, quando o pedido foi apresentado.

Diz Melchionna:

— Nós estamos denunciando os crimes de Salles há muito tempo, sem que a PGR dê continuidade nas investigações, blindando o antiministro. Nesse tempo, quantos hectares de floresta foram derrubados? Quantas vidas indígenas poderiam ter sido salvas?

Entre as denúncias encaminhadas ao STF, estão:

– Edição de normas que desmontam o sistema de proteção ambiental sob a responsabilidade do ministro e reduzem o nível de proteção em diversos biomas;
– Prática de silenciamento e perseguição a servidores do MMA;
– Desmonte do IBAMA e do ICMBio, seja pela nomeação de pessoas não especializadas seja pela demora em nomear superintendentes;
– Intervenção do Ministro em ações de fiscalização ambiental após encontro com infratores;
– Falta de transparência sobre os encontros do Ministro com multinacionais na Europa, em 2019.

O Globo