Decano do STF chama Bolsonaro de “necrófilo”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello reagiu à fala do presidente Jair Bolsonaro sobre o uso de máscaras e classificou o posicionamento do chefe do Executivo federal de “discurso necrófilo”.

“O discurso de Bolsonaro pronunciando-se pela dispensa da máscara, mais do que um ato temerário, constitui, na realidade, um inconcebível ‘discurso necrófilo’ que é rejeitado pela ciência e que não pode nem deve ser acolhido por razões de sensatez, de responsabilidade e de respeito e preservação da vida e da saúde do povo brasileiro”, afirmou em mensagem enviada ao Valor.

Contrariando as recomendações de autoridades sanitárias do mundo inteiro, Bolsonaro disse, na quinta-feira, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, iria publicar um parecer para desobrigar o uso de máscara por quem já se vacinou ou contraiu a covid-19.

Celso de Mello ocupou por 13 anos o posto de decano da Corte, isto é, o ministro mais antigo da composição do Tribunal. Desde que se aposentou, ele tem se mantido longe dos holofotes.

No seu último ano como ministro do STF, no entanto, ele foi a principal voz crítica ao governo. Em uma passagem, chegou a comparar o Brasil à Alemanha comandada por Adolf Hitler e afirmou que os bolsonaristas odiavam a democracia.

Enquanto ministro, ele também proferiu decisões que incomodaram o Palácio do Planalto ao conduzir o inquérito que investigava se Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal (PF).

Valor Econômico