FHC defende aliança com Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ao comentar a conversa que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o também ex-chefe do Executivo Fernando Henrique Cardoso disse é preciso “unir forças” nos momentos mais difíceis para que a democracia e a liberdade sejam mantidas. A declaração foi dada na noite de 2ª feira (14.jun.2021), durante entrevista ao jornalista Carlos Pagni no canal de televisão argentino La Nación+. Eis a íntegra em espanhol.

FHC afirmou que conhece Lula há muitos anos e explicou os motivos para manter o diálogo com o ex-presidente, mesmo tendo posições diferentes. “Na situação brasileira, algum tipo de relação [entre a oposição] é apropriado porque pode ser que a democracia não seja tão favorável no futuro como alguns gostariam. O Lula é um democrata, pode ter um partido com ideias diferentes, mas acho que há respeito”, declarou.

De acordo com o tucano, é preciso “olhar a evolução das democracias no mundo com atenção” e “cuidar das regras do jogo democrático”. O ex-presidente disse também não acreditar que o Brasil corre risco de um golpe e que o presidente Bolsonaro queira que isso ocorra.

“Eu também não acho que Bolsonaro queira isso, mas quando um governo começa a sentir que não há oposição, ele pensa que é único”, afirmou.

No dia 21 de maio, os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se encontraram para um almoço. O encontro foi organizado pelo ex-ministro Nelson Jobim. A publicação feita pelo perfil de Lula no Twitter afirmou que os líderes tiveram uma longa conversa sobre o país, a democracia brasileira e “o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”.

Poder 360