Ministro do STF recebe carta de parlamentar alemã pedindo proteção a indígenas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:

A deputada alemã Heike Hänsel, do partido de esquerda Die Linke, enviou uma carta a Luis Roberto Barroso externando sua preocupação com a situação do povo Munduruku.

A parlamentar pede que o ministro “tome todas as medidas necessárias para sanar o grave conflito social, ambiental e fundiário que ameaça a reprodução do povo Munduruku”. Heike também solicita que Barroso receba as lideranças indígenas para escutar suas demandas.

“Entendemos que muitas decisões do governo brasileiro relativas aos povos indígenas, seus direitos e seus territórios, passam ao largo do debate com os diretamente interessados, e nesse sentido nos parece essencial que vossa excelência os receba, escute, entenda suas demandas e, no que estiver em vosso poder, aja para garantir suas vidas, seus direitos e seus territórios.”, diz um trecho da carta.

O conflito entre indígenas e garimpeiros ganhou mais repercussão internacional depois que a casa da liderança Maria Leusa Munduruku foi incendiada e um ônibus que levaria lideranças do Alto Tapajós até Brasília foi incendiado na semana passada.

A deputada reconhece os esforços do STF, mas ressalta que as decisões não vem sendo cumpridas e pede que novas medidas sejam tomadas:

“Respeitosamente tomamos a liberdade de expressar nosso desejo de que vossa excelência tome novas medidas no sentido de evitar tanto a tragédia anunciada do assassinato das lideranças ameaçadas, quanto de garantir a definitiva retirada dos invasores das terras indígenas.”

O Globo