19 entidades lançam carta aberta contra fundão eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Pelo menos 19 entidades da sociedade civil organizada lançaram uma carta aberta contra o aumento do valor destinado ao fundo eleitoral para 5,7 bilhões de reais, aprovado na semana passada pelo Congresso. O documento condena a “distorção de prioridades” e o emprego “abusivo” da verba pública para o financiamento de campanhas. O valor é quase o triplo do que foi utilizado nas eleições de 2020 (2 bilhões de reais)

Dentre os signatárias estão o Centro de Liderança Pública, a Transparência Eleitoral Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa, entre outras organizações.

““Não se trata aqui de condenar o financiamento público de campanhas. Esse é um debate importante e que deve ser feito dentro da sociedade. Mas um aumento abusivo, em tempos de crise econômica e sanitária, em um país já deficitário de serviços públicos, atualmente sobrecarregados pela maior pandemia de nossa história, ultrapassa o limite do aceitável e passa a mensagem de que a classe política falta com o comprometimento necessário para conter esta emergência sanitária e, de fato, priorizar serviços públicos que beneficiariam a vida dos brasileiros”, diz um trecho da carta divulgada pelo Pacto Pela Democracia, iniciativa de defesa dos princípios democráticos.

A carta pede o veto de Jair Bolsonaro ao que eles classificam como “Super Fundo Eleitoral”. Nesta segunda-feira, o presidente já anunciou que pretende vetá-lo.

A título de comparação, as entidades apontaram que os 5,7 bilhões de reais seriam suficientes para adquirir todas as vacinas de que o país precisa – mais de 350 milhões de doses da vacina AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Além da carta aberta, a diretora-executiva do Centro de Liderança Pública, Luana Tavares, lançou uma petição online para cobrar que Bolsonaro vete a Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada e faça o texto voltar a ser debatido pelo Congresso. O texto acusa os parlamentares de “descaso e falta de humanidade e respeito”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf