Após monumento a Marighella, imagem de Marielle é vandalizada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arquivo pessoal/Tiago Theodoro

Uma imagem da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 2018, amanheceu nesta sexta-feira (30) coberta por tinta vermelha e rasurada com a frase “viva Borba Gato”, no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. O local, que fica entre as ruas Cristiano Viana e Cardeal Arcoverde, também recebeu os números “666”, que remetem a grupos neonazistas.

 

Borba Gato foi um bandeirante, nome dado a grupos que capturavam a escravizavam negros indígenas, além de estuprarem e traficarem mulheres. No último sábado (24), uma estátua com sua imagem foi destruída no bairro paulistano de Santo Amaro — o ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Galo, teve prisão preventiva decretada após assumir a autoria do incêndio e afirmar que cometeu o delito “para abrir o debate”.

Além da imagem de Marielle, em Pinheiros, também surgiu vandalizada uma obra no Jardim Paulista, também na zona oeste, em homenagem ao guerrilheiro Carlos Marighella, um dos principais organizadores da luta armada contra o regime militar, assassinado em 1969 pela Ditadura.

Ativistas e políticas se manifestaram no Twitter contra ao ataque à imagem de Marielle Franco e lembraram que, três anos após sua morte, no Rio de Janeiro, o crime ainda não foi solucionado.

Uma delas foi a vereadora Mônica Benício (PSOL-RJ), viúva de Marielle. Ela escreveu que o ataque em Pinheiros não atinge apenas a imagem de Marielle, mas de outras mulheres negras e LGBTQIA+, como ela.

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que era amiga pessoal da Marielle, também se manifestou, criticando o fato de que outros ataques à memória da vereadora não tiveram autoria revelada.

Também repudiaram o ataque à imagem de Marielle os deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e David Miranda (PSOL-RJ), a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), a vereadora Érika Hilton (PSOL-SP) e o ex-candidato à presidência e à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP). Leia:

 

Essa não é a primeira vez que uma imagem de Marielle Franco pé vandalizada desde sua morte, em março de 2018.

Meses depois do crime, dois candidatos do PSL nas eleições de 2018 arrancaram e quebraram uma placa de rua em homenagem a Marielle, no Rio de Janeiro — na época, Rodrigo Amorim, que concorria a uma vaga na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e Daniel Silveira, que disputava uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ambos foram eleitos.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf