Bombeiros impedem casal de tomar vacina por camiseta contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O professor Luiz Carlos Gomes de Oliveira, 61 anos, denuncia que foi impedido de receber a segunda dose de vacina contra a covid-19 em um quartel do Corpo de Bombeiros enquanto vestisse uma camisa crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A camisa trazia a seguinte mensagem: “A segunda dose da vacina nos livra da covid-19. O que nos livrará do Bolsovírus será o impeachment ou seu voto em 2022”. O caso aconteceu hoje no Grupamento de Busca e Salvamento, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Luiz e sua esposa, a professora aposentada Dirlene Oliveira, 61 anos, usavam modelos iguais. Ela também estava no local para tomar a segunda dose. De acordo com o relato, eles foram avisados por um soldado, ainda na fila, que o comandante não permitia vacinação de ninguém que estivesse com cartazes ou camisetas com mensagens políticas.

Ele conta que não observou a identificação do soldado ou questionou o nome do comandante responsável pela determinação.

“O soldado foi super gentil e educado, estava cumprindo ordens. Eu apenas pensei: ‘Se eu estivesse falando bem do Bolsonaro, poderia entrar?'”, relembra.

De acordo com ele, os funcionários até ofereceram um lugar reservado para a troca de roupas, mas não foi necessário. Luiz virou a camisa do avesso, enquanto Dirlene retirou a sua completamente e ficou vestida com uma camiseta neutra, que já usava por baixo da roupa de protesto.

Ele destaca que, apesar do fato, o atendimento correu bem durante todo o processo e conseguiram se vacinar.

Luiz leciona História na rede municipal do Rio de Janeiro. Em entrevista ao UOL, ele conta que seu primeiro pensamento ao ouvir a determinação passada pelo soldado foi que estava numa “volta ao passado”.

Me senti na adolescência, quando vivemos na ditadura. Naquela época, a censura era extremamente violenta e as liberdades completamente cerceadas. Foi uma volta negativa no tempo e uma violação dos nossos direitos.”

Luiz Carlos Gomes de Oliveira, professor impedido de se vacinar com camisa de protesto a Bolsonaro

O professor avalia que é importante denunciar o caso, para evitar que “as liberdades sejam ameaçadas”.

O professor também tirou uma foto em que levanta a camisa e mostra parte dos dizeres censurados, mas prefere não divulgar para não prejudicar a aplicadora da vacina. De acordo com Luiz, ela ficou com medo de ser punida.

“A questão não é só a minha roupa. É além, é o que está acontecendo no país. Esse tipo de atitude está começando a ganhar corpo, a ferir nossa liberdade”, lamenta.

O UOL procurou o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro questionando a orientação ouvida por Luiz e , mas não obteve resposta até o fechamento dessa reportagem.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf